Veja Também -
Funcionalismo público de Assaí é obrigado a usar vale alimentação em outras cidades
Motorista pede socorro após capotamento entre Assaí e Jataizinho (PR)
Morador de São Sebastião da Amoreira é preso por violência doméstica, em Matinhos
Cornélio Procópio terá curso de Medicina a partir de 2026
Café Teixeira: do Norte Pioneiro do Paraná para Ásia e Europa- Veja + Norte do Paraná
Norte do Paraná
Postado dia 25/10/2025 às 07:09:21
A trajetória inspiradora da professora Zélia Del Anhol: fé, educação e legado comunitário
Familiares principalmente de Assaí e Curitiba foram chamados a Londrina (PR) para acompanharem de perto o quadro clínico da professora Zélia Del Anhol, que se agravou bastante nos últimos meses e dias. Ela segue hospitalizada, e o momento é de fé e esperança.
Sua história tem marcas profundas de lutas, muitas vitórias e perseverança. Alguém da família que primeiro chegou ao ensino superior, com diferentes graduações e ainda diversos cursos de especializações. Sua trajetória também inspirou as filhas a seguirem o caminho da Enfermagem e da Arquitetura.
A partir do núcleo regional de Londrina, durante vários anos esteve participando da APP Sindicato, que reúne o professorado estadual. Naquele cargo, sua tarefa versava sobre a articulação e mobilização, principalmente envolvendo a discussão do plano de cargos e salários também dos trabalhadores da Educação da rede municipal de ensino.
Ainda por um longo período, ela havia atuado na escola Escola Rural Municipal Padre França Wolkers, no distrito Pau d'Alho do Sul, que também abrigava turmas da rede estadual. Daí aquela educadora lutou para que alunos sob responsabilidade do Estado fossem transferidos para a seção Cebolão. Por sua sugestão, o estabelecimento passou a ser denominado de Escola Estadual do Campo Professor Walerian Wrosz.
Em meio a preocupações com sua saúde, aquela educadora tinha pelo menos dois projetos para esse ano. Um deles era acompanhar a realização de edição de torneio de futebol em homenagem a seu pai, o vigilante Waldomiro del Anhol, o Vino, que havia perdido a vida em 13 de dezembro de 2011, durante um assalto à Lotérica Esperança, em Ibiporã (PR). Aquela competição foi novamente realizada em 5 de julho desse ano, data do aniversário dela e da filha Manú.
Outro projeto envolvia a participação no teste seletivo para escolha do secretário municipal de Cultura e Turismo de Assaí.
Zélia del Anhol não tinha interesse em ocupar cargos por vaidade, mas apenas para elaborar projetos e fazer a diferença. Ela havia colocado seu nome como candidata a vereadora. Alunos seus ganharam diferentes prêmios em Olimpíada de Língua Portuguesa, em concursos estaduais e em demais competições. Esteve envolvida no projeto Natal Encantado, produzindo enfeites com garrafas pet, em 2017, para decoração da cidade.
Em maio de 2013, tal professora havia apresentado o projeto “Pau d’ Alho: Um Mundo de Coisas, Com Coisas de Todo o Mundo”. Por ocasião do desenvolvimento daquele projeto de resgate cultural e de preservação do meio ambiente, a escola recebeu pessoal das cooperativas Integrada e Seara, da Emater, do Sindicato Patronal Rural, além do deputado estadual Tercílio Turin e então secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida.
Sua atuação no Magistério inclui ainda os colégios estaduais Barão do Rio Branco e Conselheiro Carrão, além da rede municipal de ensino.
Mulher de fé, Zélia Del Anhol vinha participando ativamente de missas na Paróquia São José, em Assaí, e também no Santuário de São Miguel Arcanjo, em Bandeirantes (PR).




