Veja Também -
Funcionalismo público de Assaí é obrigado a usar vale alimentação em outras cidades
Motorista pede socorro após capotamento entre Assaí e Jataizinho (PR)
Morador de São Sebastião da Amoreira é preso por violência doméstica, em Matinhos
Cornélio Procópio terá curso de Medicina a partir de 2026
Café Teixeira: do Norte Pioneiro do Paraná para Ásia e Europa- Veja + Norte do Paraná
Norte do Paraná
Postado dia 05/12/2025 às 23:32:51
Troca de Samae por Sanepar gera protesto em Nova Santa Bárbara
A possível transferência da gestão do serviço de abastecimento de água do município de Nova Santa Barbara (PR), atualmente realizado pelo Samae, para a Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná), tem gerado forte reação entre moradores, funcionários e vereadores locais.
De acordo com populares, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) é reconhecido pela boa qualidade da água fornecida e pelo atendimento respeitoso de seus funcionários.
A comunidade local ainda aponta que as tarifas da Sanepar são historicamente mais altas do que as praticadas pelo Samae. Para eles, a mudança representaria um retrocesso, com impacto.
No entanto, a administração municipal, liderada pelo prefeito Claudemir Valério, o Garrafa, afirma que a decisão está ligada à Lei de Saneamento Básico, que exige que todos os municípios tenham rede de esgoto até 2033. Para cumprir essa meta, a prefeitura considera que aquela companhia estadual teria maior capacidade técnica e financeira.
Equipes da empresa já estiveram na cidade realizando análises técnicas.
Populares avaliam que o prefeito ainda insiste em tal iniciativa, mesmo diante de discordância geral dos munícipes. Sugestão é que a administração municipal vá em busca de recursos estadual e federal, para investimentos em ampliação da rede de esgoto, ao invés de propor mudança que deve recair no bolso dos contribuintes de Nova Santa Barbara.




