Jacarezinho

Postado dia 19/05/2012

Prefeita Tina Toneti articula instalação de aeroporto regional

prefeita Tina Tonetti e ministra Gleisi Hoffmann
reunião com ministro Wagner Bittencourt
agenda com ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi

Dentro dos compromissos agendados em Brasília, a prefeita de Jacarezinho, Tina Toneti se reuniu na quarta-feira, 16, com o ministro da Aviação Civil, Wagner Bittencourt. O objetivo do encontro foi levar até o governo federal, o interesse de se instalar em Jacarezinho um aeroporto que pudesse atender todos os municípios da região, através do Programa de Aviação Regional.

Segundo ela, o próximo passo é elaborar um estudo que vai provar as potencialidades que a região já tem, e quais setores seriam incrementados caso seja construído um aeroporto. “A princípio vamos trabalhar junto com os prefeitos da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi), mas por sugestão do ministro, vamos entrar em contato com os municípios do Sul do Estado de São Paulo”, afirmou.

Dentre as justificativas para instalação do aeroporto em Jacarezinho se encontra o fato da cidade ser pólo regional, e também, se situar a mais de 150 quilômetros de municípios como Londrina e Bauru(SP), onde estão localizados os aeroportos mais próximos.

“Como a intenção do programa é que num raio de 100 quilômetros entre um município e outro haja um aeroporto, nós temos todas as condições de estar pleiteando esta obra. Com o Programa de Aviação Regional, 94% da população brasileira será atendida, hoje este número é pouco maior que 70%. Durante a reunião, Bittencourt nos apresentou um panorama da aviação no Brasil e garantiu que até a Copa de 2014 todas as obras em aeroportos estarão concluídas”, encerrou Tina.

Além dela, acompanharam o encontro os vereadores Ricardo Tonet, Wilson Ferreira e José Pereira.

Durante a semana em Brasília (DF), a prefeita Tina Toneti também  se reuniu, na terça-feira, 15 de maio, com a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann. A chefe do Executivo de Jacarezinho e prefeitos representantes do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento da Bacia do Paranapanema - G5, e da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi), levaram até o Governo Federal as principais demandas da região.

Na pauta da reunião, Tina apresentou à ministra os pedidos de Jacarezinho, relacionados a algumas obras que estão paradas devido ao não repasse dos recursos pelo Governo Federal. Dentre as demandas regionais, está o custeio para cirurgias eletivas no Hospital Regional e a construção de um Aeroporto Regional de Cargas, conforme tratado no dia seguinte com o ministro Wagner Bittencourt.

"Além disso, a ministra nos afirmou que vai fazer para o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro (Cisnorpi), um repasse de R$2,5 milhões, provenientes de uma emenda para investimento. Também, repassamos os pleitos do G5 que se referem aos projetos de agricultura, piscicultura e ainda a Patrulha Asfáltica, cada um deles foi direcionado para o ministério correspondente", concluiu a prefeita


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br