Jataizinho

Postado dia 13/06/2012

Tribunal de Justiça desvincula Jataizinho da comarca de Uraí

O presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), Miguel Kfouri Neto, autorizou a desvinculação do município de Jataizinho da comarca de Uraí e sua integração à comarca da região metropolitana de Londrina.

O pedido foi feito pelo deputado Luiz Eduardo Cheida (PMDB) atendendo a reivindicações de moradores de Uraí e Jataizinho e funcionários dos Judiciários locais.

"Recebi pedidos do promotor de Uraí, da juíza e dos dois prefeitos para tentar esta mudança. Todos os processos de Jataizinho eram mandados para Uraí e havia muita dificuldade para as famílias, principalmente as de baixa renda, se locomoverem até Uraí. Até a cadeia da cidade tem entre 70% e 80% dos presos que são de Jataizinho", explicou.

De acordo com a juíza da comarca de Uraí, Ana Cristina Cremonezi, a mudança vai melhorar o atendimento à população. "Vamos acelerar a prestação jurisdicional, já que o número de processos em andamento diminuirá". A comarca tem 8.151 processos em trâmite.

O pleito também deve melhorar a prestação jurisdicional para a população de Jataizinho. "Atualmente, os jataienses têm dificuldade no deslocamento à Uraí, pois existe apenas um horário de ônibus ligando os dois municípios, que são separados pela segunda praça de pedágio mais cara do Paraná", relatou.

Cheida apresentou o pleito em abril, por meio de ofício, e se reuniu com Kfouri acompanhado por uma comitiva de Uraí na última semana. Nos próximos dias, o TJ-PR deve enviar à Assembleia Legislativa um projeto de lei determinando a mudança. A medida beneficia quase 30 mil habitantes da comarca de Uraí, que abrange os municípios de Jataizinho, Rancho Alegre e Uraí.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br