Santo Antônio do Paraíso

Postado dia 23/07/2012

Plano quer enfrentar falta de rede de esgoto no município

O instrumento fundamental para a implementação da Política Municipal de Saneamento Básico já está sendo elaborado pelo município de Santo Antônio do Paraíso, no norte do Paraná.

A empresa DRZ venceu a licitação para a produção do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) com o qual o prefeito Devanir Martinelli pretende promover um salto na qualidade de vida população. 

Com 2.410 habitantes, o município tem alguns avanços importantes a serem realizados em saneamento básico.

A cidade não possui rede de esgoto.  Do total de 725 domicílios, em 546 os moradores utilizam fossa rudimentar; e 156 utilizam fossa séptica. 

Este é um dos avanços que serão contemplados com o Plano de Saneamento, que deverá estar concluído em 8 meses.  O município não conta também com rede geral de abastecimento de águas tratada para todos. Do total de domicílios, 512 são atendidos com este serviço, ou seja, 70,62%.

Outro problema que precisa ser vencido para garantir a qualidade de vida da população é quanto aos resíduos sólidos. A coleta de lixo atende 486 dos 725 domicílios. Quanto à destinação, 173 domicílios queimam seus resíduos, 4 enterram e 59 jogam em terrenos baldios.

O PMSB será elaborado pela equipe DRZ de forma compatível e integrado às demais políticas, planos e disciplinamentos do município relacionados ao gerenciamento do espaço urbano.

O documento deverá contribuir para o desenvolvimento sustentável do ambiente urbano, garantir a disponibilidade dos serviços públicos de saneamento básico a toda a população. 

Na sua concepção, a DRZ irá envolver a população na discussão sobre os problemas enfrentados no setor por meio de mobilização social em todas as fases do trabalho.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br