Andirá

Postado dia 21/10/2012

Na quinta-feira, dia 25, tem teatro de bonecos na cidade

E se as plantas não fossem chamadas pelos nomes e, sim, pelos sentimentos que elas transmitem? Assim acontece no jardim da casa de Clarinha, personagem principal do espetáculo “O Jardim das Virtudes”, do Grupo Almazém Teatro de Bonecos, que vai se apresentar nesta quinta-feira, dia 25, em Andirá. Com 45 minutos de duração e indicado a crianças de todas as idades, a peça perpassa pela amizade, solidariedade, cidadania e demais valores importantes para a formação da sociedade.

 Para Gil Gabriel, autor e diretor do espetáculo, a ideia é levar conhecimento, de forma lúdica, para pessoas. “Por meio da Lei Roaunet e do projeto Conta Cultura (da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná), vamos levar o teatro, gratuitamente, para as crianças de escolas públicas. Nosso roteiro inclui 50 cidades do interior paranaense, em parceria com os municípios”, explica.

 No palco, serão mais de 20 bonecos manipulados apenas por dois atores. “A proposta de nossos espetáculos é pautada nos princípios éticos da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum; nos princípios políticos dos direitos e deveres de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática; nos princípios estéticos da sensibilidade, da criatividade e da diversidade de manifestações artísticas e culturais”, cita a equipe.

 Em 2010, segundo Dnize Castro, produtora cultural da peça, o Grupo Almazém apresentou-se com o mesmo espetáculo para aproximadamente 15 mil crianças de vários estados brasileiros e, agora, por meio do Conta Cultura, pretende atingir um público ainda maior só no Paraná. “Naquela época foram 42 apresentações. Neste projeto, temos um número maior de cidades e, em cada uma delas, duas apresentações. Dividimos o roteiro em cinco etapas que iniciam neste mês e estão previstas para terminar apenas em fevereiro de 2013. Esperamos atingir um público de 36,4 mil crianças neste projeto”, conta.

 Em Andirá, as apresentações serão no Cine Teatro São Carlos, em dois horários: às 9 horas e às 10h15. Interessados podem entrar em contato com a secretaria de educação do município, responsável pelos agendamentos com as escolas. O espetáculo é indicado ao público infantil e a participação é gratuita.

 "Além de levar saneamento e saúde para a população do Estado, a Sanepar busca estar presente, também, no apoio à cultura paranaense, aproximando-se de seus clientes com mensagens de cidadania e sustentabilidade", afirma Antonio Hallage, diretor-administrativo no exercício da Diretoria da Presidência da Sanepar, empresa patrocinadora do espetáculo.

 

A descoberta das virtudes

 

A peça conta a história de Clarinha, uma menina em idade escolar e dona de um cachorrinho muito peralta, chamado Pingo, e de seu avô. Vovô cuidava do jardim da casa com muito carinho e dedicação. No jardim, as plantas não eram identificadas pelos nomes, mas pelos sentimentos que elas transmitiam. Certo dia, ao voltar do colégio, Clarinha não encontrou o seu avô. Seus pais disseram que ele precisou viajar. Passaram-se dias e o Vovô não retornou. O jardim ficou murcho, sem vida e sem cor. Vendo isso, Clarinha e Pingo resolveram ajudar. Ela sabia do carinho que o avô tinha pelas flores e, por isso, resolveu cuidar pessoalmente de cada planta do jardim, com a mesma atenção e com o mesmo amor. De repente, uma plantinha diferente nasceu no Jardim das Virtudes e tudo mudou!


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br