Jataizinho

Postado dia 18/03/2013

Cidade muda comando da PM e vai zerar fila de exames médicos

Nesses três meses primeiros meses de administração, o prefeito Élio Duque Batista da Silva (PDT), de Jataizinho, já comemora importantes mudanças e investimentos na área de segurança pública, de saúde e de moradia popular.

Na área de saúde, a atual gestão resolveu acabar com a fila de espera para exames de ressonância magnética e de tomografia. A população teria que esperar até três anos pelo serviço, comenta o próprio prefeito.

Com 30 pacientes aguardando por ressonância magnética e outras 25, por tomografia, a Secretaria Municipal de Saúde decidiu pagar pelos exames, zerando a fila de espera em três e dois meses, respectivamente.

O prefeito explica que pelo Cismepar (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema), Jataizinho tem direito a dois exames por mês. Daí a necessidade de pagar pelo procedimento, que, no caso de ressonância magnética, custa R$ 520,00 por paciente. Já a tomografia sai por R$ 190,00.

No trabalho de humanização da saúde, a atual gestão tem oferecido lanche nos postos para quem procura atendimento e também para os funcionários, há oito dias. Inclusive pessoas que fazem coleta de sangue têm direito ao lanche servido pelo poder público.

O prefeito avalia como positiva a mudança do efetivo da Polícia Militar de Jataizinho, do 18º BPM, de Cornélio Procópio, para o 5º Batalhão de Londrina. Segundo ele, com a mudança, o município conta com mais operações preventivas e repressivas, melhorando assim o combate à violência.

A nova realidade acontece após visita do prefeito Élio Duque e do procurador do município Jordan Rogatti de Moura ao secretário estadual de Segurança Pública, Cid Vasquez, encontro esse intermediado pelo deputado Alexandre Curi.

Na ocasião, eles expuseram também a necessidade de investimentos em reforma e reativação da delegacia local. Poucos dias depois o prédio da delegacia de Polícia Civil já recebeu pinturas, além de dois agentes e um escrivão.

Na área de geração de emprego, a cidade de Jataizinho já conta com obras em andamento de unidade do frigorífico Rainha da Paz, de Ibiporã. Inicialmente a previsão é de 100 empregos, podendo chegar a 300 ainda nesse ano, comenta o prefeito.

A chuva atrasou um pouco o cronograma da obra, mas em breve já começa a construção de 80 moradias populares no município. Daquele total, 40 se destinam a famílias carentes que terão suas casas gratuitamente. O restante será distribuído conforme cadastro da Cohapar (Companhia Paranaense de Habitação), com previsão de início em abril próximo.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br