Bandeirantes

Postado dia 28/03/2013

Novo aeroporto e Instituto Federal fomentam economia regional

Celso Silva, ministra Gleisi e deputado João Arruda: união de todos

Na avaliação do prefeito Celso Silva (PDT), os investimentos no novo aeroporto e em uma unidade do IFPR (Instituto Federal do Paraná) devem fomentar não só a economia do município de Bandeirantes, mas também da região.

Conforme já anunciado e garantido pelo governo Dilma Rousseff, os investimentos no novo aeroporto regional de Bandeirantes devem somar entre R$ 15 milhões e R$ 20 milhões.

A licitação para a construção da obra deve acontecer ainda nesse ano, informa o prefeito. Os investimentos se destinam a asfaltamento da pista, área de embarque e desembarque, e hangares públicos, que se somam ainda aos privados.

Celso Silva defende que o aeroporto regional é um instrumento para auxiliar na captação de investimentos local e regional, dando suporte de locomoção a empresários e investidores, e acabando por colocar o município na rota de tráfego com outros centros importantes.

Além das novas possibilidades da aviação comercial, ligando Bandeirantes a Curitiba, por exemplo, o novo terminal aponta como opção para empresários que têm aeronaves particulares em usar hangares ali implantados, e automaticamente gerando empregos e despertando também o interesse de investidores no município e na região, acrescenta o prefeito.

De olho na realidade que acontece no Brasil e no mundo, Celso Silva também espera o incremento de atividades em diversos setores da economia na região ao entorno daquele terminal.

Além da implantação do aeroporto, o prefeito acredita que se está criando um novo arranjo produtivo regional também a partir da implantação de uma unidade do IFPR (Instituto Federal do Paraná).

O estabelecimento se destina ao ensino de nível técnico, pós-médio e de especialidade em tecnologia. Para a implantação da unidade, o município já apontou uma área de 60 mil metros quadrados. O projeto foi oficializado pelo Ministério da Educação (MEC), e teve também aprovação do presidente do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Irineu Mário Colombo.

Segundo o prefeito Celso Silva, o grande reclame da região é a falta de mão de obra. Por isso, com a implantação da unidade do IFPR, prevendo vaga para 600 alunos, com gestão administrativa e pessoal sob responsabilidade do governo federal, tem-se conduzido um processo acelerado de capacitação profissional, que se torna um instrumento indispensável para o desenvolvimento da região.

Além das possibilidades do Instituto Federal, o processo de capacitação profissional na região deve contar também com cursos oferecidos pelo Pronatec, “dando oportunidades aos nossos munícipes de buscar um lugar ao sol”, ressalta o prefeito de Bandeirantes.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br