Ibiporã

Postado dia 08/04/2013

Projeto municipal recupera e profissionaliza usuários de drogas

da Confederação Nacional dos Municípios

Um projeto de inclusão e inserção profissional de jovens está sendo desenvolvido em Ibiporã, no Paraná. O projeto Valorizando a Esperança funciona desde 2007 por meio da secretaria de Assistência Social da prefeitura e de uma ONG local. Com foco em jovens que passaram por centros de recuperação para dependentes químicos, o projeto transforma jovens que se livraram do vício das drogas em profissionais para serem aproveitados pelo mercado de trabalho formal.

O projeto é desenvolvido dentro do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) municipal. Com o tempo o projeto ganhou força e como acontecia em um local pequeno, ganhou um barracão, onde são oferecidas as oficinas e as atividades culturais. No local os jovens aprendem serigrafia, cartonagem, corte e costura, design gráfico e informática e produzem, sob encomenda, camisetas, adesivos e materiais gráficos diversos.

O projeto conta ainda com um trabalho de acompanhamento de jovens de Ibiporã que estão em processo de recuperação em diferentes unidades da Fazenda da Esperança que possui várias unidades em alguns estados. O período em que ficam em tratamento é de um ano. Após isso, são encaminhados aos poucos para trabalhar nas oficinas.

O coordenador, Júlio Henrique da Conceição, explica que o projeto Valorizando a Esperança busca oferecer um novo sentido à vida de crianças, adolescentes e adultos que se encontram em situação de risco.

"São pessoas que, em razão da falta de estrutura familiar e social, acabam por usar drogas, envolvem-se com o crime e, por fim, perdem o sentido da vida. Temos convicção que, as oportunidades por novos caminhos que transformem o cenário atual, devem estar centradas no amor mútuo, ou seja, na experiência concreta de ajudar aquele que sofre ao seu lado", afirma o coordenador.

Observatório do crack

Em pesquisa realizada pelo Observatório do Crack, o Município de Ibiporã relatou que enfrenta problemas classificados como de nível médio em relação ao crack e outras drogas. O Município informou ainda que possui equipamentos da rede de proteção social básica e especial para o atendimento aos usuários.

Porém, verifica-se que a necessidade da implantação de outros projetos como Valorizando a Esperança configura insuficiência destas estruturas públicas para suprir esta demanda. Neste sentido, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) apóia as iniciativas municipais que mesmo sem financiamento adequado para custear as ações sociais, como o atendimento a dependentes químicos, realizam práticas que fazem o diferencial para usuários e famílias.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br