Pinhalão

Postado dia 25/04/2013

Frigorífico do peixe de Pinhalão vai beneficiar 67 municípios da região

Beto Richa, Marcelo Crivella e prefeito Benetti
centenas de pessoas acompanham solenidade
secretário Munir e deputado Luiz Nishimori

O ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, o governador Beto Richa, o secretário estadual da Agricultura e Meio Ambiente, Norberto Ortigara, assinaram protocolo de intenções para implantação de uma unidade de beneficiamento e processamento de pescado no município de Pinhalão, no norte pioneiro.

Segundo Crivella, enquanto o boi consome 25 quilos para engordar um quilo, o peixe precisa apenas de 1,2 a 1,5 quilos para ter o mesmo desempenho. “Não foi à toa que Jesus multiplicou não o franco, o porco e nem o boi; Jesus multiplicou o peixe, e por isso que estamos fazendo isso hoje”, comentou o ministro, e foi bastante aplaudido pela multidão presente à solenidade.

Durante o evento, o ministro relatou que a unidade consumirá investimentos de R$ 15 milhões, recursos esses injetados pelo governo federal.

Durante seu discurso, o governador Beto Richa comentou que, “além de sua grandiosidade, o empreendimento tem um grande alcance social, atendendo centenas ou milhares de famílias, com um projeto verticalizado, com tanque de peixe, produzindo ração para o peixe e, com todo apoio da Emater, do governo estadual, para dar viabilidade e melhor proveito dessa iniciativa, que é trazida pelo governo federal”.

Lembrando que o norte pioneiro foi esquecido por governos anteriores, Richa também acrescentou que o novo empreendimento pode ser a redenção da região,e extrapolando para os outros 67 municípios contemplados com o projeto. Ele relatou ainda que, atendendo reivindicação trazida pelos prefeitos, o governo estadual está dobrando de 10 mil para 20 mil metros a isenção da licença ambiental de forma a beneficiar os pequenos produtores.

Segundo Beto Richa, os municípios paranaenses nesse ano também estão isentos de pagar o convênio para que os pequenos agricultores tenham assistência técnica, que é obrigação do Estado.

Na ocasião, durante agenda no norte paranaense, o governador Beto Richa também fez a entrega de três patrulhas do campo para municípios do norte pioneiro do Paraná.

Da solenidade participaram os deputados Alexandre Curi, Luiz Nishimori, Odílio Balbinoti, Abelardo Lupion, Nelson Padovani, Pastor Oliveira e Edson Praczik, os secretários Luiz Eduardo Cheida (Meio Ambiente), Munir Chaowiche (Habitação), Ratinho Júnior (Desenvolvimento Urbano) e Norberto Ortigara (Agricultura e Abastecimento), o prefeito de Tomazina e presidente da Amunorp (Associação dos Municípios do Norte do Paraná) e a prefeita Angela, que comanda a Associação de Municípios dos Campos Gerais.

 

PARA VER TODAS AS FOTOS DESSE EVENTO, CLIQUE AQUI


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br