Nova Santa Bárbara

Postado dia 13/05/2013

Cidade precisa de novo prédio para educação infantil

Simoni Aparecida, secretária municipal 
Fabiana Duarte, assessora educacional
sede de Secretaria Municipal de Educação

Após garantir o acesso ao ensino integral de 100% dos alunos da rede municipal, o município de Nova Santa Bárbara pretende disponibilizar um novo prédio para acolher a educação infantil.

Atualmente a creche, o chamado Centro Municipal de Educação Infantil Noêmia Bittencourt Carneiro, conta com 133 alunos, entre 0 e 5 anos.

Segundo a secretária municipal de Educação, Simoni Aparecida Braz de Lima, há necessidade de construção de um novo prédio para atender a demanda crescente principalmente devido à previsão do governo federal da educação básica obrigatória para alunos de 4 a 17 anos, a partir de 2016.

Ao lado da secretária Simoni de Lima, a assessora educacional Fabiana Duarte, comenta que, com a inauguração da escola Edson Gonçalves Palhano, o município passou a atender toda a rede municipal com educação de tempo integral. Voltada a alunos do 1º ao 5º ano, totalizando 400, aquele estabelecimento de ensino atende de 8h até 16h30.

Naquele período, além dos conteúdos curriculares, os alunos participam de oficinas de arte, de esportes e de conhecimento. Para esse ano, o município já conseguiu R$ 80 mil do governo federal para investimentos em contratação de monitores e material para a proposta de ensino integral. Já houve também adesão para 2014 daquele projeto do governo federal.

Segundo Fabiana Duarte, o desafio de Nova Santa Bárbara é implantar ações que garantam e elevem a qualidade de educação no município. Nesse sentido, 13 professores alfabetizadores da rede municipal participam do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), do governo federal.

Coordenado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do MEC, o pacto é um acordo formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios para a alfabetização de crianças até os 8 anos de idade.

A secretária Simoni Aparecida Braz de Lima lembra ainda que a prática de xadrez desenvolvida no projeto de educação em tempo integral fez com o município se destaque na fase regional dos Jogos Escolares do Paraná, em Cornélio Procópio. Na ocasião, atuais alunos de colégios de estaduais, egressos da rede municipal, conquistaram 9 medalhas.

Além da adoção de material didático da Editora Positivo (Aprende Brasil), o município também equipou duas escolas com recursos tecnológicas, com lousa digital e interativa, laboratórios de informática e um computador por aluno, comentam secretária Simoni e a assessora Fabiana.

fotos: Márcia Oura


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br