Ibiporã

Postado dia 11/06/2013

Lançada coleta de lixo reciclável na zona rural de Ibiporã

"Há quatro anos, algumas pessoas diziam que era sonhar demais reciclar o lixo em Ibiporã, mas hoje damos o destino correto a 100% dos nossos resíduos urbanos, e agora é a vez do campo." Essas foram algumas palavras da ex-vereadora Maria do Sindicato durante o lançamento do programa de coleta de resíduos recicláveis da Zona Rural de Ibiporã, neste domingo (09), na capela da Boa Esperança.  Inicialmente, serão nove pontos de coleta, localizados nas capelas rurais, onde os agricultores poderão depositar o material reciclável. A coleta ocorrerá todos os sábados.

O serviço ofertado pela Administração Municipal será executado pelo SAMAE e disponibilizará uma estrutura para dar o destino correto ao lixo reciclável da zona rural e, assim, colaborar com a preservação do meio ambiente e a saúde pública do morador do campo. O Diretor Presidente do SAMAE, Cláudio Buzetti, afirmou que este serviço trará um grande benefício à população. "O prefeito José Maria nos incumbiu de mais essa tarefa e nós não fugimos disso. Eu tenho certeza que poucas cidades no Brasil, ou quase nenhuma, tem uma estrutura de reciclagem rural como Ibiporã vai ter. O SAMAE e a Administração Municipal estão melhorando a situação de vida dos moradores de Ibiporã. É para isso que nós trabalhamos", defendeu Buzetti.


Uma das principais entusiastas do programa, a mentora do Grupo Mulher Atual e instrutora de Turismo Rural do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Devanilde Alves Arias, lembrou durante o lançamento do programa a importância de fazer bom uso da cidadania. "O nosso grupo - Mulher Atual - levantou para realmente efetivar a proposta de nós termos coleta seletiva na zona rural. Obrigada, prefeito, por realizar uma gestão democrática. Dessa maneira nós podemos fazer a diferença", expôs.

A presidente da Câmara, vereadora Mari de Sá, pontuou: "Nós sabemos que Ibiporã quando decidiu fazer a coleta seletiva teve algumas críticas, porque é um processo longo e complexo, que exigia muito da população, houve campanhas na TV, na imprensa, todos sabem o quanto foi difícil, até que isso se concretizasse no meio urbano. E hoje nós estamos vendo acontecer na zona rural".

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Tomás Falkowski,  defendeu que o campo precisa do mesmo cuidado que a cidade. "O programa vem trazer mais igualdade de oportunidades e qualidade de vida aos moradores dos sítios, chácaras e fazendas do município. Você vai ao meio rural e vê lixo jogado. Isso é muito doloroso para nós. Nós temos que ter o mesmo cuidado com que temos no meio urbano", argumentou


O Prefeito José Maria destacou a importância da implantação do programa de coleta de resíduos recicláveis na Zona Rural. Para o chefe do executivo municipal, esse serviço vem marcar uma elevação ainda maior na consciência da comunidade de Ibiporã. "É com essa condição que Ibiporã passou a fazer a coleta seletiva, com o compromisso de deixar uma cidade melhor. Hoje assumimos mais um compromisso de respeito ao agricultor, que produz e alimenta a nossa família", realçou Ferreira. 

A população ibiporaense vestiu a camisa e contribuiu para que a cidade se tornasse referência nacional na coleta seletiva de lixo. No final do ano passado, o município conquistou o primeiro lugar no 4º Prêmio "Melhores Práticas da Agenda Ambiental na Administração Pública" (A3P), do Ministério do Meio Ambiente, que premia as melhores práticas de sustentabilidade em uma administração pública.

Estiveram presentes no lançamento do programa de coleta de resíduos recicláveis da Zona Rural de Ibiporã os vereadores Mari de Sá, Hugo Furrier e Marcos da Ambulância. Representantes do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Emater, AN Ambiental, Sindicato dos Trabalhadores Rural e Sindicato Patronal, Grupo Mulher Atual, secretários municipais, moradores da área rural e comunidade em geral

 


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br