Sapopema

Postado dia 27/06/2013

Integrantes da Regional 7 participam de assembleia da Fetaep em Curitiba

Gavião, Silvana, Serighelli, Brambilla e Muller
deputado Assis do Couto (ao microfone)
integrantes da Regional 7 (Norte Pioneiro)
Sebastião Basso, Darlan Araújo e Gavião
Flavinho, Gavião, Marcos Brambilla e Edvard

Lideranças sindicais de todo o Estado participam nesta semana, em Curitiba, de assembleia da Fetaep (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná).

Também se juntam ao evento os representantes da Regional 7, entre os quais os presidentes de sindicatos de Trabalhadores Rurais, Edvard José de Oliveira (Carlópolis), Silvana Cândido (Sapopema) e Antônio Menegildo Gavião Manoel (Assaí).

Segundo o presidente da Fetaep, Ademir Mueller, aquela assembleia tem como objetivo a prestação de contas, apresentação de relatório de atividades e ainda realização de seminários sobre agricultura familiar, movimento sindical e questões correlatas. Entre os palestrantes desta quinta-feira, 17 de junho, estavam secretários do governo Beto Richa, como Hamilton Serighelli (Assuntos Fundiários) e Norberto Ortigara (Agricultura e Abastecimento), e ainda o deputado federal Assis do Couto (PT).

Na ocasião, o presidente Muller comentou que o movimento sindical brasileiro conta com 27 federações no país, envolvendo 4.200 entidades. No Paraná, são 308 sindicatos, dos quais 200 estão em dia com sua filiação à Fetaep.

Sobre as principais conquistas dos trabalhadores rurais, ele cita as bandeiras de luta do movimento apresentadas principalmente durante o Grito da Terra, que consiste em uma marcha a Brasília realizada nos últimos 19 anos, em maio.

Muller explica que a marcha é uma forma de pressionar, “no bom sentido”, o governo federal, com a apresentação de uma pauta de reivindicações. Como saldo positivo da luta histórica, ele enumera a conquista do Pronaf (que vem sendo ampliado e melhorado, com criação de novas linhas, mais recursos e diminuição dos juros).

Segundo o presidente da Fetaep, outras conquistas se referem ao Plano Safra, com investimentos de R$ 22 bilhões para a agricultura familiar (dos quais R$ 18 bilhões se destinam ao crédito), o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e demais políticas públicas voltadas à previdência, habitação rural e outros.

Quanto à edição desse ano do Grito da Terra, Ademir Muller relata que o movimento conseguiu apresentar suas propostas ao governo federal que atendeu a três itens reivindicados pelo sindicalismo brasileiro.

Entre as conquistas há a criação da Anater, a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (que, em conjunto com a Embrapa, pretende levar tecnologia ao campo para diversificação da produção e aumento da produtividade por metro quadrado), e a possibilidade de agricultores familiares se constituírem em pequenos grupos, associações e cooperativas sem o desenquadramento da condição de segurado especial da Previdência Social.

Tais situações passaram a ser possíveis a partir de medida provisória estabelecida pelo governo federal atendendo a reivindicação apresentada no último Grito da Terra, comenta ainda o presidente da Fetaep.

Posse na Regional 7

A assembléia da Fetaep que acontece nesta quinta e sexta-feira (dias 27 e 28), em Curitiba, conta ainda com a presença do diretor de Juventude e Agrária, Marcos Júnior Brambilla. O evento reúne também presidentes e diretores de sindicatos de Trabalhadores Rurais de todo o Estado.

Da assembléia participou também Sebastião Basso, de Nova América da Colina, e ainda o ex-vereador Darlan Araújo e o vereador Flávio José de Amorim (PSD), ambos de Assaí. Eles estiveram na companhia do também vereador e sindicalista Antônio Menegildo Gavião Manoel (PMDB).

Gavião se juntou à assembléia também por fazer parte da diretoria da Regional 7 da Fetaep, que foi eleita em 5 de junho último, em Santo Antônio da Platina. A entidade no norte pioneiro (Regional 7) é formada ainda pelo coordenador Edvard José de Oliveira, de Carlópolis, e pela ex-vereadora e sindicalista Silvana Cândido, de Sapopema, que também se elegeu delegada da região junto à Fetaep.

Após a eleição de 5 de junho, a nova diretoria da Região 7 deve tomar posse em 11 de julho próximo.

fotos: Márcia Oura

PARA SABER MAIS:

Trabalhadores rurais elegem nova diretoria no norte pioneiro


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br