Ibiporã

Postado dia 02/07/2013

Mostra Henrique de Aragão acontece durante esse mês

do Portal Tudo Ibiporã

Artista plástico Henrique de Aragão

A exposição Faces da obra de Henrique de Aragão ficará aberta ao público durante todo o mês de julho, no saguão do Cine Teatro Pe. José Zanelli. A abertura da exposição será no sábado, dia 06 de julho, às 20h.

O público poderá apreciar painéis de grandes dimensões com pinturas e fotografias de esculturas famosas do artista plástico Henrique de Aragão. A exposição já passou por Curitiba em abril, em junho esteve em Londrina, no Museu de Arte, e agora, em julho, vem para Ibiporã.

Paralelo à mostra será lançado também no dia 06 o livro Henrique de Aragão - esculturas públicas, que reúne fotos, textos de vários autores e a cronologia da obra do artista. O livro é organizado pela artista plástica Isabelle Catucci da Silva e resultado de uma dissertação de Mestrado na UFPR sobre a arte pública de Aragão em Ibiporã.

Henrique de Aragão, 82 anos, é paraibano e desembarcou em Ibiporã na década de 60, tendo se fixado na cidade em 1967, quando foi acolhido pela comunidade e recebeu do então prefeito Ciro Ibirá de Barros um barracão para trabalhar e onde fundou a Casa de Artes e Ofícios Paulo VI. Deste local, vem disseminando a arte e produzindo obras para o Brasil e o mundo.

Corredor Cultural ao ar livre

É importante salientar que a maior parte de suas obras estão dispostas em espaços públicos de Ibiporã, formando o Museu de Esculturas ao Ar Livre.

“Essas intervenções pelas praças e avenidas da cidade convidam a população em geral a aprender a apreciar arte e dessa forma vamos formando cidadãos mais conscientes e sensíveis às manifestações culturais”, afirmou o secretário municipal de Cultura e Turismo, Júlio Dutra.

No último dia 10, Aragão visitou o prefeito José Maria e entregou exemplares do livro sobre suas esculturas públicas. O prefeito – reconhecendo a grandiosidade do trabalho, principalmente no campo das artes sacras, e a projeção que Ibiporã ganhou em função disso – convidou Aragão para fazer novas esculturas para pontos estratégicos da cidade.



comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br