Uraí

Postado dia 16/07/2013

Integrada inaugura indústria de sucos em 18 de julho

A Integrada Cooperativa Agroindustrial, com matriz em Londrina, está dando mais um passo rumo à agroindustrialização e irá inaugurar na próxima quinta-feira, dia 18 de julho, às 9h30, em Uraí (PR), sua Unidade Industrial de Sucos. O evento de inauguração contará com a presença do Governador do Paraná, Beto Richa, secretários de estado, lideranças políticas e do agronegócio estadual, além de toda a diretoria da Integrada e de cooperados ligados ao cultivo de laranja.

Com investimentos de R$ 15 milhões, a indústria faz parte da segunda etapa do Projeto Sucos, que está levando diversificação por meio da citricultura para mais de 100 produtores associados de diversos municípios do norte do Paraná. “O principal objetivo da cooperativa é levar para o associado uma nova opção de diversificação da atividade agrícola através do cultivo de laranja, agregando renda e levando desenvolvimento para toda região”, comenta o presidente da Integrada, Carlos Murate.

A indústria foi construída de forma modular e poderá ser expandida conforme o crescimento da área dos pomares. A capacidade total de processamento da fábrica é de 2,2 milhões de caixas de 40,8 quilos por ano. Isso equivale a 8mil toneladas anuais de suco concentrado. “Nossa previsão é processar um milhão de caixas nesse primeiro ano de operações da fábrica. Para 2014, nossa meta é operar com a capacidade total”, explica Murate.

A Unidade Industrial de Sucos foi projetada dentro de um conceito de sustentabilidade. Ao redor da indústria, foram plantados 250 mil m² de eucaliptos para serem usados nas caldeiras. Assim, a unidade será energicamente autosuficiente. Além disso, a indústria prioriza o uso racional da água. “Toda a água gerada no processo industrial é tratada e utilizada na irrigação desse plantio de eucalipto, além de ser usada para outros fins na própria indústria”, explica o supervisor administrativo e gestor do projeto industrial, Edson Guilherme.

Além da preocupação ambiental, a nova indústria da Integrada também se destaca pela geração de renda e emprego na região. Somente na fábrica, serão cerca de 100 empregos diretos e indiretos. Além de fazer girar diversos setores da economia regional. “Somente em transporte, serão mais de 5.000 fretes por safra movimentando a economia das cidades da região norte do Paraná, melhorando o índice de desenvolvimento humano da cidade através da arrecadação de impostos”, lembra Edson Guilherme.

A produção será destinada principalmente para o mercado externo, com foco em países da Europa e Ásia. A Cooperativa Integrada já está em trabalhos avançados de prospecção de mercado e, além do suco, a indústria também irá produzir óleos essenciais, usados na indústria alimentícia e farmacêutica, e bagaço para ser usado na complementação alimentar na pecuária.

Inauguração da Unidade Industrial de Sucos - Cooperativa Integrada
Data: 18 de julho de 2013
Horário: 9h30
Local: Rodovia PR 442, km 17, trevo BR 369, em Uraí (PR)


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br