Nova América da Colina

Postado dia 14/08/2013

População vai ganhar Centro de Assistência Social, o Cras

Alexandre Basso e Fernanda Richa

A secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, formalizou nesta terça-feira (13), em Curitiba, um convênio com o prefeito de Nova América da Colina, Ernesto Alexandre Basso, no valor de R$ 456 mil, para a construção de um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) no município. O novo centro terá área de 206 metros quadrados - de acordo com a nova planta para este equipamento - com capacidade para atender até 2,5 mil famílias referenciadas.

“A expansão da rede estadual de assistência social é um compromisso firmado em nosso plano de governo. Estamos garantindo um atendimento de qualidade para as famílias que necessitam da nossa atenção”, disse a secretária Fernanda Richa.

Desde 2011, o governo estadual investiu mais de R$ 5 milhões na expansão da sua rede de Cras. Em dois anos foram entregues 25 Centros de Referência de Assistência Social e outras 23 unidades estão em construção, com previsão de entrega até o final de 2013. Com mais 27 unidades que começam a ser construídas ainda este ano, a Secretaria da Família já soma mais 75 novos Cras na sua rede de proteção integral às famílias em todo Paraná. “Recebemos a notícia com muita alegria, pois o Governo do Estado tem se mostrado um grande parceiro dos municípios”, disse o prefeito Ernesto Basso.

PROJETO - O projeto novo do Cras prevê maior funcionalidade e privacidade no atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade social, além de possibilitar cuidados ambientais que vão representar redução nos custos e na manutenção das unidades. Um sistema de captação de água da chuva será instalado para abastecer torneiras externas e vasos sanitários.

O Cras é considerado a porta de entrada e de acesso à rede de proteção e assistência social. Nas unidades, que são geridas pelos municípios, as famílias recebem atendimento e acompanhamento para fortalecer os vínculos familiares, ter acesso aos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais como o Bolsa Família, e assim promover a melhoria da qualidade de vida.

Segundo a última avaliação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, dos 547 Centros existentes no Paraná, 34 unidades foram avaliadas com nota 10. O número equivale a um terço dos 122 centros que obtiveram a mesma pontuação em todo País. No Paraná, 64% (350 unidades) tiveram indicativo superior, com nota entre 8 a 10.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br