Bandeirantes

Postado dia 05/09/2013

Agricultores ganham Centro de Distribuição e Comercialização

prefeito Celso Silva, ao centro

O prefeito de Bandeirantes, Celso Silva, e o secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, assinaram convênio para implantação de um Centro de Distribuição e Comercialização (CDC) de Olericultura naquela localidade.

A solenidade aconteceu na tarde desta quarta-feira, 4, durante visita do secretário Ortigara, que também participou de evento integrante da 16ª Expocop, em Cornélio Prcópio.

O prefeito explica que atualmente o Valor Bruto de Produção (VBP) de Bandeirantes totaliza R$ 180 milhões, e o setor de hortifrutri (olericola e fruticultura) representa R$ 60 milhões, ou quase, 35%.

O novo centro difere da atual estrutura da Ceasa (Central de Abastecimento do Paraná), comenta o prefeito. Ele explica que “não será nos moldes de uma Ceasa tradicional; um outro formato, será um projeto piloto para ajudar organizar a produção e a comercialização”.

Também presente ao evento em Cornélio Procópio e estando ao lado do prefeito Celso Silva, o presidente da Ceasa/PR, Luiz Dâmaso Gusi, também comentou sobre a importância do CDC de Bandeirantes. “Imagine assim: se todo mundo aqui produzir tomate, nós vamos ficar refém do mercado. É o atravessador. É o preço que cai. Aí cai o preço e todo mundo para de produzir tomate. Então esse centro, ele tem por objetivo ajudar todo o planejamento da produção, a qualificação dessa produção e sua distribuição para o mercado, e para os diferentes mercados”.

Ao citar a estrutura produtiva extremamente interessante de Bandeirantes, por ter tecnologia e diversidade, Gusi defendeu que o município só deve se organizar para entrar no mercado. Por exemplo, tal organização faria com que o tomate produzido no município não seria mais um produto qualquer, e sim aquele vindo em Bandeirantes, como sinônimo de qualidade.

Sobre o CDC, o presidente da Ceasa/PR comenta que se trata de uma estrutura física, mas vindo acompanhada de toda estratégia de organização.


PARA VER TODAS AS FOTOS DESSE EVENTO, CLIQUE AQUI


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br