Cornélio Procópio

Postado dia 05/09/2013

Proerd forma mais de 300 crianças de 12 escolas

Secretária Leandra, prefeito Fred e Sargento Balan

de Laiz Auriglietti

Na terça-feira, 3, a Polícia Militar do Paraná, em conjunto com as escolas e prefeitura, realizou mais uma solenidade de formatura dos estudantes do 5º ano do ensino fundamental da rede pública municipal e particular de Cornélio Procópio, que concluíram o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – Proerd, no primeiro semestre de 2013.

O programa consiste em uma ação conjunta entre a Policia Militar, escola e família, para prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las. A iniciativa possibilita que professores, alunos, policiais e pais interagem, pedagogicamente, no processo de ensino e aprendizagem, buscando, em trabalho extracurricular, a formatação de uma rede protetiva, que viabilize a potencialização de grupos sociais sadios, buscando a perspectiva de um amanhã digno de ser vivido. Formaram-se 306 alunos de 12 escolas públicas e particulares do município.

Para o prefeito Frederico Alves, o Proerd é o primeiro contato dos alunos com o assunto, considerado muito importante e decisivo na vida das crianças. “Todos os meus filhos participaram deste programa e posso afirmar com toda a segurança, que ele é fundamental para esclarecer todos os riscos que as drogas oferecem”, disse o prefeito. O prefeito ainda destacou o empenho dos policiais militares responsáveis pelo Proerd, das professoras e das direções das escolas pelo esforço de tratar desse tema com as crianças. “A Polícia Militar tem uma dedicação diferenciada a esse grande e importante projeto que ajuda a direcionar as nossas crianças para que aprendam a dizer não a este malefício tão prejudicial que é as drogas e a saberem discernir o certo e o errado”, acrescentou.

O Proerd foi aplicado em escolas municipais e particulares de Cornélio Procópio, com uma aula por semana durante noventa dias. É um direcionamento de prevenção às drogas a alunos de 10 a12 anos. Os instrutores são policiais militares fardados e auxiliados pela cartilha Proerd e contam com a participação dos professores que atuam como divulgadores do programa para as demais salas de aula e dos pais que são parceiros do programa na família.

O programa foi conduzido pelo sargento Claudinei Balan, que é instrutor do Proerd. “Não há como descrever a alegria de proporcionar a mais de 300 crianças um novo olhar para a vida. Passamos a fazer parte da vida delas e elas da nossa. O envolvimento é mútuo e a sensação é de dever cumprido da minha parte. Cabe a eles agora tomar as decisões corretas diante deste mal que está aí fora. Plantei a semente no coração de cada aluno, proporcionando-os discernimento e livre arbítrio para suas decisões de forma consciente sobre o que é bom ou não para a sua vida”, explicou Balan, que atua como instrutor em Cornélio há seis anos.

A secretária de educação, Leandra de Rosis parabenizou todas as escolas pelo empenho na condução do programa. “A prevenção, através da educação, é fundamental. Uma criança que aprende na escola os perigos e as consequências das drogas, jamais esquece. Não só a criança, como sua família, é tocada após a inserção do Proerd no ambiente escolar e o aluno, ao fim da participação no programa, torna-se uma pessoa mais preparada e atenta às adversidades corriqueiras, aliando as informações adquiridas nas aulas à realidade vivenciada dia a dia, colaborando, inclusive, com o bem estar da comunidade local”, afirmou a secretária.

Rosemary Patracão, há oito anos como coordenadora do programa no município, enaltece o bem-estar que o Proerd proporciona não só aos alunos, mas a todos os envolvidos. “É uma grande festividade para celebrar a vida, a paz, a saúde e a alegria. É tornar estas crianças felizes e saudáveis sem qualquer malefício em suas vidas. Este é objetivo do programa e nosso também, como educadores e formadores de indivíduos plenos e conscientes de seu papel na sociedade”, reinterou.

Para a jovem Emilly Vitória da Silva Lopes, 11 anos, as instruções do Sargento Balan tornou-a uma pessoa melhor tanto na escola, quanto no convívio com a família. “As aulas são muito legais e dinâmicas e ajuda-nos a combater o uso de drogas e do cigarro. Aprendi que fazem mal a saúde e também prejudica o bom relacionamento em casa, com minha família. O vício pode danificar o funcionamento dos meus pulmões, interferir na minha respiração e causar, futuramente, um problema mais grave. O Proerd fez e irá continuar fazendo diferença na minha vida como uma estratégia para me defender e ficar longe daquilo que me prejudica”, concluiu a garota.

Na solenidade, além da formatura da turma, o programa premiou estudantes que desenvolveram as melhores redações sobre o tema e homenageou professoras de todas as escolas que trabalharam com estas crianças que estudam na 4ª e 5ª séries das escolas públicas e particulares.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br