Santo Antônio da Platina

Postado dia 19/09/2013

Presidente da Escola de Formação explica a desativação da "Zona Azul"

do NP Agora

Com as presenças em plenário dos diretores Jeferson de Oliveira,José Galdino e Andréa Vaz, o presidente da Escola de Formação de Guardas Mirins “Duque de Caxias”,Valcir Machado,explicou, na noite desta quarta-feira, dia 18, as razões pelas quais a Zona Azul foi desativada em Santo Antônio da Platina.

 

A sessão foi transferida de segunda-feira para quarta por causa da viagem dos vereadores e do prefeito para Curitiba,onde se encontraram com o reitor da Universidade Federal do Paraná para reivindicar a implantação do curso de Medicina no município.

 

Embora convidado pessoalmente o diretor municipal de Trânsito, Orlando Pimentel, não compareceu ao evento, porque, segundo alegou, estaria num jantar festivo.O fato foi motivo de críticas depois da sessão. O convite para o esclarecimento ao legislativo partiu de Chiquinho Net(PPS) e aprovado por todos os outros oito vereadores na semana passada.

 

Depois de citar nominalmente todos os diretores, a vice-presidente Elza Simionato e os 16 funcionários, Valcir Machado enfatizou que o prefeito Pedro Claro(DEM) tem tido uma participação fundamental e dado apoio irrestrito para a entidade. Também lembrou que o chefe do executivo almoçou na Escola de Formação, com os alunos, professores e diretores, mesmo antes de tomar posse,em novembro de 2012.

 

A Zona Azul foi desativada após estudo de viabilidade financeira indicando que ela só seria viável e rentável após as dívidas serem pagas.Uma empresa pode assumir e conseguir lucro, porém não da maneira como está agora.O maior obstáculo é a falta de municipalização,"nós estávamos funcionando de maneira irregular usando um espaço público sem concorrência",afirmou o presidente.

Ele disse também que o objetivo é encaminhar, se possível, alguns dos monitores para outros empregos e garantiu que a instituição mantenedora, a Escola de Formação, possui todos as certidões negativas e que as duas contas correntes, no Banco do Brasil e no Itaú, não possuem nenhuma dívida atualmente.

 

Contou que a entidade foi fundada em 1978, por iniciativa do Lions Clube e do saudoso Benedito Rodrigues,como forma de atender a população carente do município através de cursos profissionalizantes e educacionais. Teve a sua primeira turma, composta de 22 alunos, formada em 1979 na sede do Tiro de Guerra.

 

Reestruturada em 1990, adquiriu personalidade jurídica própria, ampliou suas atividades priorizando a sua finalidade principal de educar e orientar crianças e adolescentes carentes e/ ou em situação de quase risco, promovendo e resguardando de maneira conjunta com os poderes constituídos de natureza nacional e a sociedade em seu todo, direitos elementares de cidadania das crianças e adolescentes, propiciando seu crescimento pessoal e sua socialização através do trinômio: Educação, Profissionalização e Família.

 

Desde sua fundação tem por objetivo o atendimento da demanda educacional do município e a preparação de adolescentes e jovens para o mercado de trabalho. A Escola está localizada em uma região estratégica, Vila Ribeiro, facilitando o acesso à população carente de Santo Antônio da Platina e contribui para o desenvolvimento familiar e social da comunidade. 

 

Atualmente a Escola de Formação, atende 230 crianças,adolescentes e jovens, com idade entre 11 e 17 anos, que estejam regularmente matriculados no Ensino Fundamental (do 6º. ao 9º ano) e  Médio (1º. ao 3º.). Esses alunos recebem diariamente uma refeição balanceada (almoço) e um lanche, e são capacitados em programas de educação, no contra turno escolar, nas áreas de informática básica, música, artesanato, reforço escolar e formação técnica através de parceria com o Senai.

 

Para custear as despesas de alimentação, estagiários e professores, a entidade conta com recursos oriundos de convênios em nível federal firmados em parceria com o Poder Público Municipal.

 

Em 2013 estão em execução quatro projetos: Informática Básica, Talentos Musicais, Atendimento a Criança e o Adolescente e o Apoio Sócio Educativo. Assim as demais despesas provenientes das atividades administrativas (secretaria, auxiliares de cozinha, auxiliar de limpeza), e de manutenção, necessitam de recursos extras (contrapartida). 

 

Como complementação de seu orçamento a entidade realiza campanhas como almoços beneficentes, vendas de pães, pano de prato e telas de pintura feitas pelos alunos. Foi citada ainda a parceria com o Senai(Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial)que, pela terceira vez seguida,forma em um ano e meio 50 rapazes e moças no curso de Auxiliar Administrativo/Produção Industrial.

 

Atualmente, garotos e garotas da Escola de Formação na faixa de 16 anos estão trabalhando como estagiários no Sicredi(três); Banco do Brasil(dois); Copel(dois); Princesa do Norte(um); Yazaki(seis) e Justiça Federal de Jacarezinho(dois). Ao final, foi ressaltada pelos vereadores "a coragem" da atual diretoria e Valcir ainda respondeu algumas perguntas e pediu o apoio de todos os presentes para a Escola de Formação.

 


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br