Londrina

Postado dia 19/09/2013

UEL promove competição robótica para alunos

do Bonde

Uma competição robótica realizada pela Universidade Estadual de Londrina vai reunir jovens de 12 a 17 anos no Colégio Vicente Rijo

O Centro de Tecnologia e Urbanismo da UEL (CTU) promove no próximo dia 2 de outubro, às 14 horas, no Colégio Estadual Vicente Rijo, uma competição de robótica, que vai reunir jovens na faixa dos 12 aos 17 anos de idade, alunos do Ensino Fundamental e Médio do colégio. A competição faz parte do projeto de extensão "A Robótica Educacional como Instrumento Motivacional no Ensino de Engenharia", do CTU, que oferece semanalmente aos jovens atividades educacionais ligadas à área de tecnologia e robótica. 

A competição já conta com 29 inscritos. Eles deverão cumprir tarefas com robôs que obedecem a comandos de direção. São protótipos montados com motores, rodas e sensores de luz e direção, que reconhecem e desviam de obstáculos conforme comandos dados à distância. E para envolver ainda mais os inscritos na competição, dia 27 de setembro, às 8 horas, a organização da competição vai promover um ensaio geral, no Colégio Vicente Rijo. 

Segundo o professor Osni Vicente, do Departamento de Engenharia Elétrica, do CTU, os robôs são montados com "Kits Lego". "O projeto visa levar aos jovens conhecimentos de alta complexidade baseados em princípios da Engenharia Elétrica", explicou Osni. As ações são desenvolvidas  no Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) do Colégio Vicente Rijo. 

O projeto aproxima os jovens da carreira de Engenharia de maneira lúdica. Para o professor, o projeto também é um espaço de prática profissional para alunos do curso de Engenharia Elétrica, que atuam como "monitores multiplicadores". Eles auxiliam os estudantes do colégio na resolução de problemas da robótica educacional. 

Os patrocinadores da competição são Arnaldo’s e a loja Computec. A coordenadora do projeto "A Robótica Educacional como Instrumento Motivacional no Ensino de Engenharia" é a professora Silvia Galvão, diretora do CTU.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br