Nova América da Colina

Postado dia 26/09/2013

Tânia Basso: "tudo que se faz com amor atinge o objetivo"

primeira dama Tânia e prefeito Xande Basso

com o governador Beto Richa (à esq)

com Leizinha (à dir), de Santa Cecília do Pavão
com a Rainha da Exponac, Ana Carolina

De acordo com a primeira dama de Nova América da Colina, Tânia Basso, "não importa se é limpar uma mesa, dar aula, ser prefeito, ser primeira dama, ser padre ou papa. Tudo que se faz com amor atinge o objetivo".

À frente da Secretaria Municipal de Assistência Social, ela tem se aproveitado da experiência como professora, de amplo conhecimento com sua comunidade, para desenvolver suas novas atividades.

A seguir principais trechos da entrevista concedida aos editores do site Revelia, Mattheus Hermanny e Djulian Ferraz:

 

Revelia: Na condição de primeira dama e responsável pela Assistência Social, você mantém contato com a população mais carente do município. Como tem sido essa sua atuação?

Tânia Basso: Através das nossas visitas, eu faço visitas semanais às famílias carentes. São 3o famílias que eu visito periodicamente, entregando fraldas geriátricas, leite para crianças que fazem uso de leito especial. Então eu creio que tenho muito mais a ganhar com isso do que eles recebem. É muito gratificante esse trabalho. Cada vez que chego em uma casa sou recebida da forma que sou, às vezes com uma lágrima do olhar de uma pessoa que passa semana toda  essa visita. É um vinculo de amizade que não tem preço. Faço com carinho, com amor. Não é peso para mim, de maneira alguma. É um trabalho que faço que estou gostando realmente. Acho que por isso que a gente não sente cansaço, peso, não estressa. Essas visitas realmente é algo que eu gosto de fazer, de estar com as pessoas, conviver, aprender a cada dia, vivendo e aprendendo um pouco mais com as pessoas que eu visito.

Revelia: Quais os projetos que o município vem desenvolvendo na área social?

Tânia Basso: Dos projetos que já estamos trabalhando tem o "Tempo de Nascer", que é das gestantes, que acompanha as gestantes desde o prénatal até o nascimento do bebê. Depois tem o acompanhamento na área da Saúde, mas a gente faz um trabalho em rede: a Saúde e a Assistência Social.

Então a gente acompanha essas gestantes. Tem as consultas mensais. No momento que nasce, a gente entrega o "Kit Bebê", que começa já nessa semana.

Outro projeto que a gente está realizando é com a Educação. Estamos inovando a Educação com o projeto "Brincando de Nutrição", que está sendo desenvolvido pela nutricionista Kely Franco, juntamente com as professoras que estão super animadas em desenvolver junto às crianças. Tem ainda um projeto com a professora Ani Rogatti, que é o "Olhando e Registrando", e. Então as crianças estão assim sempre empolgadas.

Revelia: Além desses projetos, há ainda outras iniciativas que você gostaria de destacar em seu município? Qual o papel do funcionalismo público no desenvolvimento dessas ações?

Tânia Basso: O funcionalismo público tende a cada dia aprimorar mais em volta desses projetos. Nós temos ainda o "Calcada Para Todos". Esse projeto é para os bairros que as casas ainda não têm calçadas. Nós começamos com o Bairro Novo, das 42 casas, e já construímos calçadas em todas as casas. É calçada ecológica: um pedaço, grama,  e pedaço, calcada. Já estamos aqui na entrada do município com calçadas de paver. Isso vai desenvolvendo para ampliar poder a cidade toda tomar um novo design.

Revelia: Ao passo que a assistência às pessoas é necessária, mas como se coloca o desafio de torná-las autônomas?

Tânia Basso:O desafio maior realmente é esse: que as pessoas queiram não necessitar mais de benefícios, queiram sair da situação  de vulnerabilidade. Não no geral, mas grande parte das pessoas vêem o beneficio como uma fonte de renda fixa. E não é. O benefício é eventual, que naquele momento a pessoa precisa. Dali uns seis meses, um ano, ele não vai estar precisando mais. E louvado seja Deus que não precise realmente. Então às vezes as pessoas não querem perder o benefício. Isso é mal porque o interessante é que as pessoas falem "não preciso mais do benefício; eu já posso andar com as minhas próprias pernas; já estou habilitado; já saí da situação de risco, da situação de vulnerabilidade". Então o desafio nosso é conscientizar essas pessoas. Mas creio que nós vamos - não conseguir 100% dessa conscientização -, mas o trabalho é em prol dessa ciência: que eles realmente andem com suas próprias pernas, evoluam e cresçam, sejam cidadãos, portadores de direitos, de deveres, e tenham consciência desse exercício de cidadania.

Revelia: De que forma sua experiência anterior no Magistério a ajuda agora no trabalho à frente da área social do município?

Tânia Basso: Essa experiência, esse tempo que tenho de Magistério, me ajudou muito na questão de relacionamento. Isso torna o trabalho mais fácil, mais prazeroso. Tudo que a gente faz com amor, a gente não sente cansaço. A gente se relaciona bem, a gente não consegue problemas, consegue aliados.Quando a gente tem um bom relacionamento com todas as pessoas, tudo tende a se facilitar. Às vezes as pessoas chegam com problemas, nervosas, e o bom relacionamento diminui a tensão, diminui o desafio, porque, juntos, a gente busca uma solução. A gente que vem com um problema e eu que estou aqui tentando ajudar da melhor forma possível.

Revelia: E o que tem representado para você esse novo desafio:

Tânia Basso: Esse trabalho é um desafio para mim, porque é uma coisa nova, mas que eu faço com muito amor. Essa experiência de Magistério me ajuda muito, porque tenho contato muito grande com as crianças para quem eu dei aula, conseqüentemente com as famílias. Conheço todo mundo, então isso facilita. Não tenho dificuldade para chegar à casa de ninguém. Ninguém tem dificuldade de vir na minha sala. Então eu vejo a população vejo como parceiros, família. Aqui nós somos uma grande família que busca juntos o sucesso do bem comum, não de mim, Tânia, de Xande prefeito, mas não, um bem para a coletividade.

Revelia: Na condição de professora, qual o recado que você daria para seus alunos, para as novas gerações e para quem quer se dar bem na vida?

Tânia Basso: Digo sempre que o grande sucesso só chega quando a gente faz com amor independe do trabalho que vai ser realizado, mas que seja feito com carinho dedicação e amor. Porque tudo que nós fazemos com amor tende a ter sucesso, proveito. Se fazemos para cumpri tabela, estamos no lugar errado. Não importa se é limpar uma mesa, dar aula, ser prefeito, ser primeira dama, ser padre ou papa. Tudo que se faz com amor atinge o objetivo. Esse é o meu recado.

 

PARA SABER MAIS:

Natália Siviero faz a diferença na secretaria de esportes

Alunos fazem parte do projeto Cidadão e de fotografia


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br