Curiúva

Postado dia 12/11/2013

Trabalhadores de Curiúva e Jacarezinho fazem cursos de capacitação

A Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária iniciou nesta segunda-feira (11), em Jacarezinho e Curiúva, duas turmas de curso de qualificação profissional pelo Plano Territorial de Qualificação (Planteq). Em Jacarezinho, 14 trabalhadores são qualificados para atuar na operação de tratores agrícolas. Já em Curiúva, a capacitação é para atuar no transporte coletivo de passageiros. Os cursos são executados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat).

O chefe do Escritório Regional de Jacarezinho, Dirceu Rodrigues, lembrou o empenho do Governo do Paraná em ofertar cursos de qualificação profissional em toda a região. “São cursos de qualidade, ofertados gratuitamente e que facilitam o ingresso do trabalhador no mercado de trabalho. Sem dúvida, é um investimento em cidadania para promover emprego e renda em todo o Paraná”, disse.

Em Jacarezinho, o curso de Operador de Trator tem duração de 200 horas/aulas. Voltado a trabalhadores que estão fora do mercado de trabalho, o curso prevê 160 horas de aulas práticas e o restante para formação geral, em disciplinas como matemática, direitos trabalhistas e cidadania, entre outras. Ao terminar o curso, todos os trabalhadores receberão carteira de habilitação categoria “C”. O curso é gratuito e não haverá custo das taxas do Detran/PR para alteração de categoria na Carteira Nacional de Habilitação.

O curso de Operador de Trator tem o objetivo de instruir sobre planejamento do trabalho, legislação básica, realização de manutenção básica das máquinas, movimentação e deslocamento de materiais e preparação do terreno para pavimentação. O conteúdo Programático é composto por Legislação; Operação; Escavação; Diagnóstico de Avarias; Segurança na Operação; Laminação em Terrenos Duros; e Como Empurrar Corretamente o Material.

Já o curso de Condutores de Veículo de Transporte Coletivo de Passageiros, realizado em Curiúva, é voltado a motoristas que já atuam no setor, mas estão desempregados. O curso também tem duração de 200 horas. Ao todo, 12 alunos participam da qualificação profissional, também executada pelo Sest/Senat.

Ligado à Confederação Nacional do Transporte (CNT), desde sua criação em setembro de 1993, o Sest/Senat atua na preparação de mão de obra para o setor transportador e na melhoria da qualidade de vida de trabalhadores no transporte. Atualmente, existem unidades nas cinco regiões do país. No Norte Pioneiro, a unidade regional fica em Santo Antônio da Platina.

PLANTEQ - O Plano Territorial de Qualificação (Planteq) faz parte de um acordo de cooperação técnica e financeira entre os governos estadual e federal que oferecem, gratuitamente, cursos de formação inicial a pessoas vulneráveis economicamente e socialmente. Os cursos são voltados a trabalhadores com baixa escolaridade e sujeitos às mais diversas formas de discriminação social, como desempregados de longa duração, pessoas com necessidades especiais e com mais de 40 anos de idade.

Financiado pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e pelo Governo do Paraná, o Planteq contribui para a empregabilidade do trabalhador, reduzindo os níveis de desemprego e subemprego e, desta forma, a pobreza da população.

As ações do Planteq visam a contribuir com a promoção do direito dos trabalhadores à qualificação social e profissional, respeitando as especificidades locais e regionais, ao mesmo tempo em que estabelece uma articulação entre o trabalho, a educação e o desenvolvimento.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br