Santo Antônio da Platina

Postado dia 26/11/2013

Teatro sobre cuidados com esgoto é visto por mais 300 estudantes

A peça teatral “Meu Esgoto Favorito” reuniu cerca de 300 alunos de escolas municipais de Cornélio Procópio, Norte do Estado, nesta segunda-feira (25), em comemoração ao Dia do Rio, celebrado domingo (24). A montagem usa a técnica do palhaço para promover reflexões sobre como o mau uso da rede coletora do esgoto pode prejudicar o meio ambiente e também a saúde da comunidade.

O projeto foi lançado em Londrina em julho, passou por Apucarana em outubro e esteve em Santo Antônio da Platina na sexta-feira (22). 

Na peça, o personagem “Menino” investiga quem é o culpado pela rede de esgoto ter estourado próximo à quadra de futebol do seu bairro, quando descobre que todo mundo pode ter colaborado para a situação. 

Durante os 45 minutos de espetáculo no Centro Educacional Lar Menino Jesus Adolescente, em Santo Antônio da Platina, os 120 alunos, entre 6 e 14 anos, estiveram atentos e até admitiram que já fizeram algo que não deviam na hora de usar o banheiro. Lucas Matheus Carvalho Juventino, 11 anos, contou que já jogou papel no vaso sanitário e que nunca mais fará isto. “Agora sei que dá para ajudar a preservar o meio ambiente fazendo a coisa certa”. 

Amanda Rayane da Silva Perez, 14 anos, gostou da ideia de investigação que a peça propôs. “Já sabia como a gente deve cuidar da água, como, por exemplo, não jogando lixo no esgoto”, comenta. 

A irmã Juliana Santos Aragão, responsável pela supervisão e apoio no Lar, elogiou a forma de interação com os alunos. “A dinâmica e os exemplos do cotidiano ajudaram a entender que um pequeno ato, dentro de casa, pode surtir um efeito indesejado na natureza”. Para ela, as crianças deverão reproduzir as estórias do espetáculo pelo bairro e até educar os membros da família. 

O Lar Menino Jesus Adolescente fica no bairro Aparecidinho III, região bastante carente de Santo Antônio da Platina, e é um dos beneficiados pela obra de ampliação da rede coletora de esgoto, recentemente concluída.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br