Assaí

Postado dia 21/01/2014

O que Assaí está fazendo para receber o castelo japonês

O que Assaí está fazendo para receber o castelo japonêsIniciadas em novembro de 2008, as obras do Memorial da Imigração Japonesa, o famoso castelo de Assaí, seguem em andamento. Ainda não há data oficial para conclusão do empreendimento.

No entanto, a administração municipal comunica que o castelo começa a receber a estrutura metálica que dará suporte à cobertura que, no segundo, terceiro e quarto pavimentos, receberão telhas de concreto e acabamento em madeira tipicamente oriental.

À medida que a obra se encaminha para sua inauguração, algumas questões começam a ser suscitadas, principalmente quanto à gestão daquele espaço, formas de arrecadação de recursos para sua manutenção e atração de  visitantes àquele local.

Prevendo museu, salão de festas e restaurante japonês, a obra pretende ser atrativo turístico de Assaí. No entanto, muito ainda há que se fazer para que aquela construção - de 600 metros quadrados em sua base, que se estreita até o topo a uma altura de 22 metros - realmente conseguia atrair visitantes de várias localidades.

O que Assaí está fazendo para receber o castelo japonêsSegundo números do IBGE de 2010, Assaí é considerada a "terra dos japoneses" no Brasil, com 12,24% de sua população sendo da colônia nipônica. A cidade deve aproveitar então tais vantagens comparativas, conforme teoria formulada pelo economista inglês David Ricardo, e investir em suas potencialidades.

Além do castelo, há que se investir então na produção de cultura e realização de eventos voltados, por exemplo, ao cosplay, anime, mangá, taikô, Bon-odori, Festival Tanabata e de canção japonesa, aproveitando ainda remanescentes da arquitetura nipônica. 

Colocação de lixeiras temáticas (lembrando aqui dos telefones públicos de Londres), desenvolvimento de projeto de cidades coirmãs e atração de voluntariado do exterior são também algumas ideias para que Assaí realmente viva sua nova essência.

Dessa forma, com calendário de eventos ao longo do ano,  aqueles que viessem conhecer o Memorial da Imigração teriam ainda a oportunidade de se deparar com a culinária, com eventos e ainda vários souvenirs - retratando um pedaço do Japão em uma longínqua terra no norte do Paraná, na pacata e acolhedora Assaí.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br