Notícias

Postado dia 01/09/2010

Cornélio Procópio debate saúde e direitos sexuais

Da mesma forma que vários países e algumas cidades brasileiras, a Faculdade Dom Bosco, de Cornélio Procópio, realiza atividades em comemoração ao Dia Mundial da Saúde Sexual, em 4 de setembro (sábado).

O evento pretende incentivar o debate sobre saúde e direitos sexuais, comenta a professora Cláudia Bonfim, 36.

Em Cornélio Procópio, as atividades acontecem no prédio central da faculdade Bom Bosco, das 14 as 17 horas. Para as 100 vagas abertas ao evento, será proporcionado o debate sobre Direito Sexual e Prazeres Sexuais Criminosos (estupro, pedofilia, necrofilia, films snuffs ), Educação Sexual, além de Saúde Sexual e Reprodutiva.

 

na Faculdade Dom BoscoProposto pela WAS (World Association for Sexual Health), o Dia Mundial da Saúde Sexual visa proporcionar “o debate sobre o assunto que, para muitos, ainda é um tabu”, comenta a coordenadora do evento, Cláudia Bonfim.

Pelo mundo afora, iniciativa semelhante acontece em pelo menos 20 países. No Brasil, a primeira edição do Dia Mundial da Saúde Sexual terá atividades em Porto Alegre (RS), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e também em Cornélio Procópio (PR).

Segundo Claudia Bonfim, que é a vice-presidente da Associação Brasileira de Educação Sexual, durante o próximo sábado, mundialmente  haverá encontros onde “ profissionais da área vão trocar experiências, idéias e conhecimentos para aprimorar as discussões sobre o tema”.

No entendimento da doutora pela Unicamp, o tema saúde sexual envolve a sexualidade com um todo: sexo, a questão de relacionamento humano, saúde reprodutiva, prevenção, homofobia, consciência corporal e direitos sexuais.

 

Quanto à abordagem daquela temática nas escolas, Cláudia Bonfim diz que, lamentavelmente, tem-se trabalhado a questão apenas no foco da anatomia e da prevenção e de métodos conceptivos.

“Falta a formação do professor para abordar o tema na sua totalidade, a partir de uma visão histórica e cultural da construção da sexualidade humana”, acrescenta ela, que também e docente e coordenadora geral da pós-graduação da Faculdade Dom Bosco.

O livro da pesquisadora Claudia Bonfim será publicado em novembro próximo.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br