Veja Também -
Adversários em 2024, Edimar Santos e Cláudio Covre miram o futuro de Santa Cecília do Pavão
Populares avaliam festa de 93 anos de Assaí: ‘verdadeiro fenômeno’
Edimar Santos deixa AMP com cofre cheio e legado de conquistas aos municípios
População de Assaí terá isenção em taxa de iluminação pública
Tuti Bomtempo anuncia 300 empregos, novas obras e universidade em Assaí
- Veja + Norte do Paraná
Norte do Paraná
Postado dia 14/02/2014
Estiagem provoca perda de 70% nas lavouras de soja de Andirá
A estiagem provocou uma perda severa em Andirá (PR). Segundo levantamento da Emater, o município deve ter 70% de suas lavouras de soja danificadas pela falta de chuvas. Segundo o presidente do Sindicato Rural, Valdir Bocato, em entrevista para a segunda edição do Mercado & Cia., do Canal Rural, essa perda pode chegar até a 80%.
De acordo com Bocato, o cenário não será revertido nem com a vinda de chuvas abundantes. Nos últimos dias, Andirá recebeu apenas chuvas em pontos isolados.
A soja plantada mais cedo, cuja colheita já foi iniciada, vem rendendo apenas uma média de 25 a 30 sacas por hectare. A soja que foi plantada mais tarde, em algumas localidades, deve chegar a perdas de 100%. "A temperatura chegou até a 45ºC. A planta não aguentou", disse Bocato.
Cerca de 50% dos produtores da região conseguiram contratar seguro, mas a preocupação é saber se a seguradora irá considerar a soja de grão verde como uma perda.
A expectativa é de que os produtores iniciem o plantio do milho safrinha em março, mas muitos deles estão com medo de voltar a plantar e ter mais prejuízo.