Veja Também -
Câmara aprova convocação de secretário para falar sobre farsa de 'Assaí, Cidade Inteligente'
Vereador cobra contratação de terapeuta ocupacional em Assaí
Câmara de Assaí passará por reformas para atender acessibilidade
Falece ex-vereador de São Sebastião da Amoreira, Sumitaka Tamura
Prefeito de Assaí deve demitir secretário ou assumir mentiras
- Veja + Norte do Paraná
Norte do Paraná
Postado dia 14/02/2014
Estiagem provoca perda de 70% nas lavouras de soja de Andirá
A estiagem provocou uma perda severa em Andirá (PR). Segundo levantamento da Emater, o município deve ter 70% de suas lavouras de soja danificadas pela falta de chuvas. Segundo o presidente do Sindicato Rural, Valdir Bocato, em entrevista para a segunda edição do Mercado & Cia., do Canal Rural, essa perda pode chegar até a 80%.
De acordo com Bocato, o cenário não será revertido nem com a vinda de chuvas abundantes. Nos últimos dias, Andirá recebeu apenas chuvas em pontos isolados.
A soja plantada mais cedo, cuja colheita já foi iniciada, vem rendendo apenas uma média de 25 a 30 sacas por hectare. A soja que foi plantada mais tarde, em algumas localidades, deve chegar a perdas de 100%. "A temperatura chegou até a 45ºC. A planta não aguentou", disse Bocato.
Cerca de 50% dos produtores da região conseguiram contratar seguro, mas a preocupação é saber se a seguradora irá considerar a soja de grão verde como uma perda.
A expectativa é de que os produtores iniciem o plantio do milho safrinha em março, mas muitos deles estão com medo de voltar a plantar e ter mais prejuízo.