Norte do Paraná

Postado dia 25/03/2014

Populares fecham rua em protesto contra prefeito de Andirá

População de Andirá se revolta contra prefeitode NP Diário
Revolta e indignação pautaram os discursos dos moradores do Jardim São Domingos e Jardim Paraná, na manhã deste domingo, dia 23, em Andirá. Eles fizeram uma manifestação, com bloqueios pelas principais ruas do bairro, numa ação que contou com a presença de dezenas de moradores. A reportagem esteve no local e presenciou cenas de caos e de insatisfação dos moradores, que exigem uma atenção emergencial por parte do poder público, para a solução de problemas diversos que há anos proporcionam sofrimento aos moradores. 
'
“Nós estamos abandonados aqui. Queremos que reformem essas ruas. Quando chove aqui as casas alagam, as ruas ficam lisas, não dá para as crianças irem para escola, não dá para ir trabalhar. Muitas crianças se machucam. Idosos já caíram aqui. Tá um abandono. O esgoto das ruas estão todos entupidos. O povo está sofrendo demais”, destacou Ronaldo Cequelero, morador da comunidade há 18 anos e principal mobilizador do manifesto. “Não vamos tirar essas barricadas daqui até que o prefeito tome uma providência concreta. Ele pode até mandar polícia que não vamos tirar. Vai ter que prender toda população. Estamos no nosso direito de manifestar o quanto estamos descontentes”, completou.
'
Brasilina Vieira Oliveira afirmou: “Sou moradora há sete anos aqui e o sofrimento nosso é grande. A buraqueira, a lama quando chove, eu tenho medo de sair na rua quando chove e cair também. Alguém precisa fazer alguma coisa aqui pra gente”, destacou.
'
A principal ‘barricada’ estava localizada na rua Rondônia, mas, outras vias também estavam interditadas. Os manifestantes colocaram galhos de árvores, móveis e sofás velhos, pedaços de madeira e escreviam palavras de ordem nas ruas. De acordo com José Cruz Ozório, morador da rua Sergipe, o descontentamento é grande. Ele conta que no lugar onde mora é alagado todas vezes que chove forte. Isso por que desce uma intensa enchurrada que deságua justamente no local onde ele reside.
'
“Já fui na prefeitura. Estou cansado de ir lá. Faz cinco anos que busco solução. É uma palhaçada o que fazem com a gente. Na hora de pedir voto, enchem o bairro. Agora, cadê a solução? O meu IPTU é R$ 300. Eu não consigo nem vender a minha casa. Quem vai comprar isso aqui desse jeito?”, questiona revoltado. Segundo o morador Eudes Martins, situações como esta está se tornando rotina em várias partes da cidade e isso contribui para a sensação de desilusão dos jovens quanto ao futuro, em Andirá. “Esperamos que outras ruas não cheguem a esse ponto, que providências sejam tomadas antes que o caos se torne maior. Sou um morador dessa localidade e a cada chuva que vem, isso se torna pior. Espero que os políticos lembrem desses lugares não apenas na hora de pedir votos. Andirá merece mais atenção”.
'
Os bueiros, entupidos e abertos, infestam o local de bichos. Segundo Ronaldo Cequelero, há uma infestação de cobras e ratos que além de invadir as casas ainda trazem doenças sérias. Nossa reportagem atestou as informações e se deparou com ratos mortos nestes locais. Ele conta, também, que há alguns anos uma criança caiu num bueiro aberto, foi arrastada pela água e morreu afogada. O descaso, segundo ele, se arrasta há anos. 
Uma lista, com assinaturas dos moradores, estava sendo organizada por uma equipe no local, durante a manifestação. O abaixo-assinado, segundo informou o coordenador, será encaminhado para a Câmara Municipal, nesta segunda-feira. Nenhum representante da prefeitura e nenhum vereador da cidade haviam chegado no bairro até o momento em que a reportagem deixou o local. Nas redes sociais há muitas mensagens, enaltecendo os discursos de revolta e chamando a atenção da população para a situação do bairro.
'
O prefeito de Andirá, José Ronaldo Xavier(PTB) foi procurado pelo npdiario na manhã desta segunda-feira,dia 24, mas "estava viajando".

 


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br