Norte do Paraná

Postado dia 02/04/2014

Lançado programa de voluntariado do Jardim Botânico de Londrina

Lançado programa de voluntariado do Jardim Botânico de Londrina
secretário Cheida e vereador Diego Viana
promotora Solange Vicentin, no Jardim Botânico

Lideranças políticas e populares, além de representantes do poder público e de entidades ambientalistas participaram de solenidade de lançamento do programa de voluntariado do Jardim Botânico de Londrina.

A solenidade foi conduzida pelo secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida.

Durante o evento, houve também a assinatura do termo de adesão ao programa por parte do primeiro voluntário,  o cidadão José Eduardo, que nesse último ano e meio já vem participando e fazendo parte do dia a dia do Jardim Botânico.

Às vésperas de deixar a secretaria estadual e voltar a ocupar sua cadeira na Assembleia Legislativa, Cheida comentou que a presença de muitas pessoas na sala, inclusive com outras do lado de fora "pescoceando", representava indício de que "estamos fazendo a coisa certa".

Ele também acrescentou que naquela ocasião já havia pelo menos 15 pessoas interessadas em participar do programa de voluntariado.

Durante a solenidade, o presidente do Iapar, Florindo, descreveu sobre a luta das últimas décadas para manter aquela região preservada.

Inclusive o secretário Cheida acrescentou que o local foi preservado às duras penas, em função do interessado na implantação de prédios, condomínios e diversas edificações naquela área, principalmente por ter ficado "dentro da cidade".

Na avaliação de Cheida, a cidade de Londrina - que tem 20 mil quarteirões - conta com uma saúde ambiental muito boa, em função da presença e da Mata do Godoy, do Parque Artur Thomas, do lago Igapó, de outras áreas lindeiras e do próprio Jardim Botânico.

A implantação do novo programa de voluntariado aproveita experiência à época que foi gestor de Londrina que, no âmbito da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, idealizou o Serviço Ambiental Voluntário, voltado ao Parque Arthur Thomas.

Ele relatou que, para quem inicialmente imaginava a adesão de 15 a 20 pessoas, houve o engajamento de mais de 200 voluntários. O secretário explica que a idéia do voluntário não é atuar em substituição ao trabalho do Estado, e sim de coibir alguma naquele espaço, cuidar do rio, orientar as pessoas, e assim por diante.

Para o coordenador da Região Metropolitana de Londrina, Vitor Hugo Boselli Dantas, o espaço do Jardim Botânico representa também uma opção de lazer para a comunidade.

A solenidade contou também com a presença do vereador de Assaí, Diego Viana, do diretor regional da Secretaria de Meio Ambiente, Raimundo Maia Campos Júnior, e a promotora de Justiça, Solange Novaes da Silva Vicentin.

Como participar

O programa lançado na manhã desta quarta-feira, 2, em Londrina, tem como objetivo promover a participação da comunidade, de empresas e instituições nas atividades diárias do Jardim Botânico. Atividades vão desde a recepção de visitantes, monitoramento nas trilhas e visitas guiadas até a participação em programas especiais de manutenção da área e desenvolvimento de trabalhos administrativos. 

Para participar do programa o voluntário deve ser maior de 18 anos e fazer o cadastro no site da Secretaria do Meio Ambiente.

O Jardim Botânico fica na avenida dos Expedicionários, nº 1999, em Londrina.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br