Assaí

Postado dia 06/01/2015 às 05:55:07

Vendeu seu carro? Evite problemas com sua CNH

Vendeu seu carro? Evite problemas com sua CNHPor ocasião da venda de veículos, um simples procedimento pode evitar tremenda dor de cabeça.

Trata-se da Comunicação de Venda ao Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR), que pode ser feita pelo próprio vendedor, pelo comprador ou mesmo por terceiros.

Durante a transação de venda, há muitas pessoas que preenchem o Certificado de Registro de Veículo (CRV), inclusive com data e com firma reconhecida. Daí entregam o documento ao comprador, imaginando que ele fará a transferência no prazo estabelecido de 30 dias.

Vendeu seu carro? Evite problemas com sua CNH

Há ainda pessoas que mantêm aquele documento em suas mãos (CRV), enquanto esperam que algum intermediário revenda seu veículo para terceiros.

Ocorre que, em ambos os casos, na falta de comunicação ao órgão competente, o real proprietário acaba respondendo civil e criminalmente pelas ocorrências envolvendo aquele veículo ainda em seu nome (por acidentes de trânsito, multas, e outros).

As várias multas podem também representar pontos na carteira de habilitação do proprietário do veículo, e ainda suspensão do direito de dirigir e até mesmo cassação da CNH. Vale lembrar também que tais débitos podem ser inscritos em dívida ativa resultando em restrição no CPF (Cadastro de Pessoa Física) do proprietário que não fez a simples comunicação de venda de seu veículo ao órgão competente.

Para evitar incômodos e dor de cabeça, a dica é simples: ao vender seu veículo, preencha o Certificado de Registro de Veículo (CRV), com firma reconhecida, faça cópia autenticada do documento e procure o Detran.

Na ocasião, será entregue o Termo de Comunicação de Venda de Veículo, documento simples que livrará o vendedor de possíveis chateações e prejuízos financeiros. 

 

PARA SABER MAIS:

Como funciona a Comunicação de Venda de Veículos ao Detran/PR


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2016 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br