Assaí

Postado dia 08/01/2015 às 18:30:03

Calendário de eventos, e adoção de parceria público-privada

Assaí fechou o ano passado sem a definição de um calendário municipal de festividades.

De maneira diferente, para 2015, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo já anuncia que escolas, entidades e associações devem enviar suas propostas até 15 de janeiro próximo.

No entanto, se a administração municipal seguir nesse ano a mesma sistemática adotada para 2013, não se pode esperar muita coisa da implantação de tal calendário anual de eventos.

Como pré-requisito, ainda no segundo semestre do ano passado, ao encaminhar sua proposta orçamentária para a Câmara de Vereadores, o município de Assaí deveria ter destinado verba específica para a adoção de parcerias com escolas, entidades e associações, de forma a viabilizar tais festividades.

O próximo passo seria, que ao invés de enviar suas propostas de datas, os envolvidos passariam a tratar, em conjunto, com o poder público, sobre a implementação efetiva dos eventos relacionados à música, dança, teatro, poesia, cultura e arte japonesa, além de demais atividades.

Parceria público-privada teria condições então de fortalecer eventos como festivais do Celem (Colégio Estadual Barão do Rio Branco), de literatura e poesia (Sociedade Macônica), de free-step, break, street dance e skate (movimentos culturais), de prêmios (escolas municipais), de dança (Programa PróJovem), de canção japonesa (Laca e Sama), realização de undokai (associação de seções rurais), encontro de mocidade, show gospel e Dia da Bíblia (igrejas), ruas de recreio (associação de moradores), além do Natal Encantado (Associação Comercial e Empresarial), caminhada, passeio ciclístico e circuito motociclístico  (academias e Águias Moto Clube), atividades voltadas à conscientização ambiental (Cooperativa Integrada e Rotary Club), e ainda bon-odori, taikô e ikebana, por exemplo.

Eis apenas algumas sugestões de eventos a ser realizados em parceria entre poder público e sociedade civil organizada. Certamente outras propostas devem surgir a partir de contribuições dos interessados, principalmente no âmbito dos conselhos municipais de Cultura e de Turismo.

Segundo a secretária de Cultura e Turismo, Aparecida Maria Silva de Lima, "com o Calendário de Festividades, é uma forma de contribuirmos na organização e divulgação das festas municipais, e evitar que mais de uma festividade  aconteça no mesmo dia, garantindo assim o sucesso do evento”.

Todavia, não basta apenas evitar o conflito de data entre os vários eventos. Assaí precisa urgentemente de um calendário de eventos que vá além de festas de igrejas na zona rural (quermesses) e festivais de prêmios de escolas (bingos).

A população assaiense precisa respirar um pouco de dança, arte, música, poesia, teatro, aventura em duas rodas (circuito de biclicleta e motocicleta), o contato com a natureza, eventos alternativos (free-step, break, street dance e skate), assim por diante.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2016 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br