Notícias

Postado dia 22/01/2015 às 21:59:28

Sem leitos, pacientes passam a noite deitadas no chão de hospital

Sem leitos disponíveis, duas pacientes, de 14 e 15 anos, passaram a noite deitadas em cobertores estendidos no chão de uma das alas do Hospital Municipal de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, afirmam familiares das adolescentes. A situação, dizem ocorreu entre as 2h e as 9h desta quinta-feira (22). A falta de condições no atendimento foi registrada por outras pessoas internadas na unidade.

“A gente leva um choque porque vê muitas coisas, mas não acha que vai acontecer com a gente. Fiquei muito chocada. Criei minha sobrinha como se fosse milha filha. A gente não tem recursos, não tem condições e é bem difícil essa situação”, comentou a comerciante Rosângela Vargas, tia de uma das pacientes. A adolescente, que mora com ela, foi internada nesta madrugada com suspeita de apendicite depois de sentir dores na terça (20) e passar duas vezes pelo Pronto-Atendimento do Morumbi.

 

Ainda de acordo com Rosângela, a sobrinha foi encaminhada para a cirurgia no fim da manhã. “Às sete e meia, minha irmã me ligou e falou: vão atrás de alguém porque a gente foi transferida de lá pra cá às 2h da manhã e ela [a adolescente] está deitada no chão em cima de uma coberta e ninguém fala nada. Quando minha irmã conseguiu um celular para tirar as fotos, se agilizaram, arrumaram uma maca e encaminharam para a cirurgia. Não tinha vaga e ninguém falou nada”, contou.

Segundo o diretor assistencial do hospital, Marcelo Marques, o pronto-socorro estava superlotado quando as adolescentes foram atendidas. “A informação que a gente tem é que no momento que elas chegaram, o pronto-socorro estava com um pico de atendimento, com alguns acidentes encaminhados pelo Siate, por isso faltaram macas. Foi sugerido que elas ficassem sentadas numa cadeira, mas elas optaram por deitar no chão porque o medicamento que elas tomaram causa sonolência. O procedimento correto é fazer a medicação, sentado ou deitado, e isso foi feito”, justificou.

do G1


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br