Notícias

Postado dia 31/01/2015 às 09:02:55

Encontro em Curitiba debate situação caótica de Educação no Paraná

Durante as reuniões, os(as) diretores(as) declararam apoio às próximas mobilizações da categoria e relataram a situação das escola

A direção APP-Sindicato realizou hoje (30) reuniões em todo o Estado com diretores(as) de escola. Em Curitiba, diretores(as) compareceram à sede estadual da entidade para discutir as ações de desrespeito do governo.  Durante a reunião, foi destacado a redução da semana pedagógica, a falta de pagamentos de abono de férias e auxílio alimentação, as próximas mobilizações da categoria e outros. Além disso, os(as) diretores(as) relataram o recebimento da decisão do governo de demitir 30% dos(as) funcionários(as) PSS das escolas estaduais do Estado.

Alguns diretores(as) falaram da situação absurda em que se encontram as escolas do Paraná. A diretora Rosália de Melo, do Colégio Estadual Guido Straube, em Curitiba, demonstra sua preocupação com a falta de funcionários(as) na escola onde atua. “A nossa escola está praticamente sem funcionários, porque nós só temos três funcionários que não são PSS. E agora? O governo vai mandar todo mundo embora? Como é que nós vamos iniciar o ano? Eu só tenho duas merendeiras e uma funcionária de limpeza", desabafa a diretora. No turno da noite, a escola disponibiliza curso técnico de enfermagem, mas a diretora já não sabe mais se haverá essa oferta. “À noite nós temos curso técnico de enfermagem. São todos professores PSS, pois são enfermeiros. Como vamos iniciar as aulas no dia 9?".

Além da dificuldade com o número de funcionários(as), a escola também está enfrentando problemas financeiros desde julho. "Estou devendo porque tive que comprar produtos de limpeza fiado. Estamos sem receber dinheiro desde julho de 2014”, relata Rosália.

O diretor do Colégio Estadual Ivan Ferreira, de Campina Grande do Sul, professor Lauro Anselmo Ferrarini, também fala da dificuldade que vai enfrentar na sua escola.  “Está ficando cada vez pior com essa diminuição de funcionários(as) PSS. Não existe nem previsão de quando vão começar a trabalhar e , quando começarem, quando é que vão receber? A situação está se complicando cada vez mais. Isso está caminhando e direcionando toda a categoria para uma greve geral”, fala Lauro. No Colégio Ivan Ferreira, 20% dos(as) funcionários(as) são contratados pelo regime PSS e não há condições das aulas iniciarem no dia 09 com essa diminuição dos(as) servidores(as).

Dirigentes da APP ressaltaram, durante a reunião, o difícil cenário que a categoria está enfrentando e as mobilizações dos próximos dias. Teremos um ato público na Secretaria da Fazenda dia 03 em Curitiba e atos nas 25 regiões do Estado; além da Assembleia Estadual dia 07. Neste momento o que está em jogo é a carreira dos(as) funcionários(as) e professores(as), salários atrasados, concursos e demissões. Se não houver unidade da categoria, as escolas sofrerão ainda mais pressão.

Na reunião também foi ressaltada a coletiva de imprensa na sede estadual da APP, na próxima segunda-feira, onde o presidente, professor Hermes Silva Leão, entregará para toda a imprensa paranaense o que está acontecendo na educação. É importante que todo o Paraná saiba o descaso que o governo está tendo com a categoria. É preciso mobilizar a comunidade escolar e entender o que realmente está havendo nas escolas.

No término da reunião, os(as) diretores(as) presentes declararam estar descontentes e apoiam todo e qualquer movimento que se coloque contra essas ações absurdas do governo. Fizeram o compromisso de entrar em contatos com os(as) diretores(as) que não puderam estar presentes na reunião para fazer os encaminhamentos necessários para a semana pedagógica. Também ficou indicado que o debate prioritário para os dois dias pedagógicos será a pauta da categoria e o desmonte que o governo está imprimindo. Este será um importante espaço para organizar a luta e fazer o debate dentro das escolas.

da APP Sindicato


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br