Notícias

Postado dia 05/03/2015 às 06:30:43

Escândalo ameaça possível candidatura de Hillary Clinton nos EUA

Hillary usou uma conta pessoal de e-mail para assuntos de trabalho, e não o e-mail oficial do governo. Eleições para presidência dos Estados Unidos serão em 2016.

A eleição para escolher o sucessor do presidente Barack Obama nos Estados Unidos é só no ano que vem. Mas um escândalo envolvendo e-mails já ameaça uma possível candidatura.

Hillary Clinton é aplaudida pelo eleitorado democrata e não perde a chance: "Vocês não querem, algum dia, ver uma mulher presidente dos Estados Unidos?"

Ela é apontada como possível candidata no ano que vem. Mas vai ter que responder às dúvidas sobre a atuação dela como secretária de estado no governo Barack Obama, cargo que ocupou entre 2009 e 2013.

Hillary usou uma conta pessoal de e-mail para assuntos de trabalho, e não o e-mail oficial do governo.

Nos Estados Unidos, desde 2009, os e-mails de autoridades federais devem fazer parte dos arquivos do governo. Assim, ficam disponíveis para que políticos, jornalistas e qualquer cidadão tenham a chance de consultá-los.

A lei ainda não proibia o uso de contas pessoais, desde que as mensagens ficassem arquivadas. Mas grupos políticos e veículos de comunicação reclamam que não tiveram acesso a mensagens de Hillary daquela época.

Muitos desses e-mails ficaram armazenados em um servidor instalado na casa de Hillary, no estado de Nova York. Isso daria a ela controle absoluto sobre a divulgação das mensagens. Hillary já entregou ao departamento de estado cópias de 55 mil páginas de e-mails. Mas não ficou claro se isso incluía todas as correspondências dela.

A revelação surgiu no trabalho de uma comissão parlamentar que investiga a resposta do governo ao atentado contra o consulado dos Estados Unidos em Benghazi, na Líbia, em 2012, em que quatro americanos morreram. Nesta quarta-feira (4), essa comissão anunciou uma intimação para que Hillary apresente todos os e-mails de sua conta pessoal da época.

do Jornal Nacional


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br