Política

Postado dia 01/04/2015 às 12:21:17

Gravações mostram negociações para fraudar licitação no Paraná

O Jornal Nacional teve acesso ao conteúdo de gravações telefônicas que mostram um diretor do governo do Paraná negociando os contratos usados para fraudar uma licitação de consertos de carros oficiais. A reportagem é de James Alberti e Wilson Kirsche.

Nas conversas telefônicas gravadas pelo Ministério Público com autorização da Justiça, o diretor do Departamento de Transportes do Paraná, Ernani Delicato, negocia detalhes do contrato para consertos de carros oficiais com os integrantes da quadrilha acusada de fraudar a concorrência.

Uma delas foi com o mecânico Ismar Ieger. Segundo o Ministério Público, o mecânico é laranja de Luiz Abi Antoun, verdadeiro dono da oficina que venceu a licitação. Abi Antoun foi funcionário do gabinete do governador Beto Richa, do PSDB, quando ele era deputado estadual. Na transcrição de um dos trechos da conversa, Ieger revela que ele mesmo montou as três propostas que concorreram ao contrato emergencial.

“Na proposta eu montei lá (...) Se fosse só as três, eu falei para ele que era mais tranquilo, a gente podia montar sem puxar, entendeu?”, pergunta Ismar Ieger

E Delicato responde: "Entendi".

Depois, eles combinam os percentuais de descontos de mão de obra e de peças, que definiriam a proposta vencedora.

Ismar Ieger sugere: "Lá, porcentagem, eu comecei com, 12, 12 e 30 e 2; que você acha?"

E Delicato responde: "Fica bom"

O Departamento de Transportes do Paraná é subordinado à Secretaria Estadual de Administração, e funciona no terceiro andar do Palácio das Araucárias, em Curitiba, uma das sedes do governo do Paraná.

Segundo as investigações, outras duas empresas também apresentaram propostas para disputar o contrato de R$ 1,5 milhão, mas foi um jogo de cartas marcadas. A oficina que pertenceria a Luiz Abi Antoun já tinha sido escolhida.

Antoun, o mecânico Ismar Ieger e o diretor do Departamento de Transportes, Ernani Delicato, estão entre as sete pessoas denunciadas por fraude em licitação e associação criminosa. O contrato com a oficina foi suspenso.

O governador Beto Richa e os advogados de Ismar Ieger, Luiz Abi Antoun e Ernani Delicato não quiseram se manifestar.

do Jornal Nacional


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br