Assaí

Postado dia 09/12/2010

Distrito quer fim de lixo de indústria de bateria

Indústria de bateria, a Assaí Metais, fechou as portas depois de três anos de funcionamento no distrito Pau d’Alho do Sul, em Assaí.

Agora a população daquela localidade reclama do resíduo tóxico que ficou por lá.

Implantada na gestão Mário Sato (2001/2004), a Assaí Metais atuava com o aproveitamento de chumbo de baterias velhas.

Após a venda de placas de chumbo produzidas pela empresa, havia o descarte naquele local da carcaça de plástico das baterias, além de borras – a parte inservível.

Ocorre que, com o fechamento da Assaí Metais há quatro anos, aquele material continua ainda por lá.

Aquele terreno havia sido doado pelos proprietários para o município de Assaí, para instalação da indústria. Com o fim das atividades da Assaí Metais, o dono pediu a reintegração de posse.

Agora o impasse gira em torno da destinação do material contaminado com chumbo. No Paraná, há apenas um local capaz de acolher aquele material, estando na Região Metropolitana de Curitiba.

O problema agora se refere a quem cabe a responsabilidade do transporte daquelas borras: se do dono do imóvel, do município de Assaí ou do então responsável por aquele empreendimento industrial.

Em um dos barracões que armazena as borras de chumbo, o telhado está danificado. Com as chuvas, o material acaba parando no riacho existente nas proximidades, levando contaminação àquela região.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br