Política

Postado dia 16/07/2015 às 16:24:22

Câmara desiste de aumentar mandatos de quatro para cinco anos

Câmara desistiu de aumentar os mandatos dos políticos de quatro para cinco anos. O fim da reeleição está mantido. E a data da posse, que na primeira votação seria nos dias 4 e 5 de janeiro para presidente e governadores, foi mantida em 1º de janeiro. Essa discussão ainda não acabou.

Temas polêmicos, como o financiamento de campanha, ficaram para agosto, no retorno do recesso parlamentar, que começa sexta. Já o fim da reeleição foi confirmado.

Todas as mudanças ainda têm que ser aprovadas em duas votações no Senado, e os senadores começaram a votar outras propostas de mudanças no sistema eleitoral. Acaba a figura do puxador de votos nas coligações. Para eleger um deputado ou vereador, o partido vai ter que conseguir votos sozinho e para ter acesso ao fundo partidário e ao tempo na propaganda de rádio e TV, os partidos precisam ter diretórios em 10% dos municípios brasileiros e em mais da metade dos estados até 2018.

Outra proposta aprovada: magistrados e integrantes do Ministério Público terão que esperar dois anos, depois de deixarem o cargo, para se candidatar a um cargo político.

Foi aprovado também um projeto que permite que prefeitos, vices e vereadores condenados à cassação continuem no cargo até a confirmação da sentença pelo Tribunal Regional Eleitoral.

do Bom Dia Brasil


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br