Política

Postado dia 07/10/2015 às 23:19:35

Eleição de diretores nas escolas estaduais vai ser direta e com voto igualitário

A eleição para diretores e diretores auxiliares das mais de 2 mil escolas estaduais do Paraná vai ser direta, com voto não mais paritário, mas universal. O voto vai ter o mesmo peso para professores, funcionários, alunos maiores de 16 anos e pais de alunos menores, tornando o processo de escolha mais democrático. Essa é uma das mudanças propostas pelo projeto aprovado pela Assembleia Legislativa nesta quarta-feira.

A matéria segue, agora, para sanção do governador Beto Richa. De acordo com a secretária de Estado da Educação, professora Ana Seres, o objetivo com essa proposta foi tornar o processo de escolha mais democrático.

O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Luiz Cláudio Romanelli, também ressalta o aprofundamento da democracia e afirma que toda a comunidade vai ser incentivada a acompanhar de perto a gestão da escola. 

Os deputados aprovaram emenda que permite que os candidatos a diretores e diretores auxiliares de estabelecimentos exclusivamente de educação profissional possam concorrer mediante comprovação de curso superior em área específica.

O mandato é de quatro anos e, após dois anos, o Conselho Escolar, formado por alunos, pais, professores e funcionários, fará uma avaliação sobre o cumprimento das metas e prestação de contas. O líder do governo na Assembleia considera que a lei paranaense traz conceitos novos e que servirá como referência nacional sobre gestão democrática nas escolas. 

A consulta para escolha dos diretores vai ser realizada entre os meses de novembro e dezembro, por meio de voto por chapa. Para se candidatar, é necessário ter curso superior com licenciatura e compor o quadro do estabelecimento de ensino desde o início do ano letivo da consulta. Os atuais diretores também vão poder ser candidatos à reeleição.

Outro requisito necessário é que os candidatos tenham participado de curso de gestão escolar específico em formação continuada, além de apresentar plano de ação compatível com o projeto político pedagógico da escola e com as políticas educacionais da Secretaria da Educação.

da Agência Estadual de Notícias


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br