Assaí

Postado dia 23/11/2015 às 15:05:11

Assaí encolhendo: sem emprego, moradias populares vão ficar vazias

Números do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontam que, de 2016 a 2030, o município de Assaí perderá 2.882 habitantes, ou seja, de 15.728 para 12.845 moradores.

O encolhimento da população contrasta com a política desenvolvida pela administração municipal quanto à oferta de mais moradias populares.

Em recentes anos, Assaí recebeu investimentos no conjunto habitacional Adamazildo Bomtempo (com 312 casas),  Residencial Cidade Alta I, II e III (com 453 unidades).

No primeiro semestre de 2015, o prefeito Luiz Alberto Vicente (PSDB) anunciou projeto para construção de empreendimento com 246 moradias populares. Nessa semana, segue agendamento e cadastro para famílias interessadas em novas unidades habitacionais.

No entanto, sem a devida geração de emprego e renda, expressiva parte dessas moradias populares deve permanecer realmente desocupada.

Por meio da rede social, o jovem Bruno Amaoka, comenta que "todos meus amigos e amigas que saíram de Assaí não pensam em voltar. Cidades como Londrina, Maringá e Curitiba é melhor em todos os sentidos, como por exemplo, estudos, empregos, lazer, etc. Cidade pequena só serve para pessoas aposentadas que querem tranquilidade".

Devido à falta de emprego, muitos assaienses têm se mudado também para Londrina, em função da dificuldade de transporte com as poucas linhas de ônibus metropolitanos. Se houvesse facilidade de locomoção como acontece com moradores de Ibiporã, Jataizinho e Cambé, por exemplo, Assaí era forte candidata à cidade-dormitório de Londrina.

Além do gasto de R$ 458 mil com festas em 2015, da cobertura do Centro de Eventos Toysaburo Ikeda, do apoio à equipe de futsal, de investimentos em esportes e em recape asfáltico principalmente na região central, Assaí precisa se dedicar com urgência à geração de emprego e renda.

Sem emprego, centenas de moradias populares vão ficar vazias, e a cidade caminha para se tornar tão somente terra de aposentados e pensionistas.

PARA SABER MAIS:

Cidades grandes do Paraná ficarão ainda maiores e as pequenas, menores


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br