Policia

Postado dia 14/07/2016 às 20:19:34

Escrivã de Uraí registra BO para garantir folgas nas escalas

Uma escrivã que trabalha na Delegacia de Polícia Civil de Uraí (26 km a oeste de Cornélio Procópio) registrou um boletim de ocorrência para assegurar o direito de folga. Conforme o BO, além de cumprir com o expediente, ela deve ficar de prontidão e acumular o sobreaviso durante toda a semana. O plantão precisa ser cumprido tanto de dia quanto no período noturno quando algum flagrante é trazido pela Policia Militar ou pelos próprios investigadores.

A escrivã ainda alega que 'a falta de regulamentação dessa jornada se sobrepõe ao seu direito individual de descanso'. De acordo com o relato, a servidora recebeu a notícia no começo deste mês durante 'uma conversa informal'. Na mesma oportunidade, foi informada de que iria acumular os flagrantes que seriam recebidos na Delegacia de Congoinhas, também no Norte Pioneiro, mas distante 75 km de Uraí. 'A declarante informou que não cumpria tal determinação se não fosse por escrito', diz o boletim. No final do mesmo dia, veio uma ordem de serviço obrigando o acúmulo de serviço junto com outro escrivão.

Mesmo insatisfeita, ela cumpriu com o plantão nas duas cidades no último final de semana. Porém, a indignação permanece. 'A solicitante acredita que os escrivães não podem suprir tamanha deficiência do estado, o que vem se tentando fazer há tempos. Dessa forma, vai se opor a ordem de serviço porque todos os seus esforços seriam infrutíferos para suprir a tamanha deficiência'.

Procurado pela reportagem do Portal Bonde, o Sindicato dos Escrivães de Polícia do Paraná (Sindespol) informou que 'repudia a situação vivenciada no Norte do Estado'. A nota salienta ainda que o 'Paraná tem déficit de 700 escrivães. Precisamos sensibilizar o governo estadual a suprir esta demanda não só em Curitiba e região, mas também no interior, onde a situação é bem delicada.' O quadro atual é de 1.400 profissionais.

Delegados

Em junho, a Associação dos Delegados de Polícia do Paraná (Adepol) já havia alertado o governador Beto Richa sobre a realidade enfrentada também pelos delegados. A entidade enviou uma recomendação expondo a insatisfação dos profissionais que respondem por oito comarcas pertencentes a 22ª Subdivisão de Arapongas e 10ª Subdivisão de Londrina sobre a ausência de folgas nas escalas.

De acordo com o documento, o delegado responsável precisa ficar alerta '24 horas por dia e sete dias na semana'. A solicitação abrange as delegacias de Bela Vista do Paraíso, Centenário do Sul, Jaguapitã, Primeiro de Maio, Rolândia e Sertanópolis. A sugestão é que o governo crie centros regionais de flagrantes. Para a região de Londrina, a opção é o plantão da 10ª SDP.

do Bonde


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br