Assaí

Postado dia 09/11/2016 às 03:14:39

O que há entre Donald Trump, na América, e Acácio Secci, em Assaí

Nesta quarta-feira (09), pouco mais de 5 horas da madrugada (no horário de Brasília), agencias internacionais já apontavam o magnata Donald Trump como o novo presidente eleito dos Estados Unidos.

Mais de meia hora depois, com a divulgação oficial do resultado, a multidão de apoiadores e correligionários reunidos na Trump Tower, em Nova Iorque, foi saudada pelo governador do estado de Indiana e vice-presidente eleito Mike Pence.

Em breve palavras, Pence introduziu então aos presentes o presidente eleito Donald Trump, a proferir o histórico discurso da vitória.

Passemos então a fazer algumas considerações em relação à eleição nos Estados Unidos, de 08 de novembro, e o pleito municipal de Assaí, no Norte do Paraná, de 02 de outubro de 2016.

Ainda antes do discurso dos republicanos, a democrata Hilary Clinton já havia feito ligação para Trump para reconhecer a derrota e parabenizá-lo pela vitória. Fato esse inclusive citado por Trump logo no início de seu discurso da vitória.

Ao reconhecer a longa e dura campanha enfrentada, Trump também congratulou Hillary Clinton por sua atuação em favor do país. O presidente eleito ainda ressaltou que pretende trabalhar para todos os americanos, e não somente para aqueles que o apoiaram.

Nesse aspecto, vale alguma observação sobre o processo eleitoral na cidade de Assaí. Como se viu após a eleição municipal de 2012, não houve claro entendimento entre vencedores e perdedores, a partir do esforço conjunto das várias lideranças políticas em prol do interesse comum. Espera-se agora que o pleito de 2016 não produza semelhante divisão envolvendo a próxima gestão.

Em que pese certa divisão de quadros de seu próprio partido ao longo da campanha americana, pelo menos em seu discurso desta madrugada, Trump defendeu a união de Republicanos, Democratas e Independentes.

Ponto em comum entre a eleição americana e a assaiense é também a geração de empregos. Com a perda de centenas de postos de trabalho somente nesse ano, Assaí precisa urgentemente investir na geração de empregos.

Já o presidente eleito dos Estados Unidos citou que pretende colocar milhões de pessoas no mercado de trabalho, a partir de investimentos em obras de infraestrutura, de pontes, tuneis, aeroportos e hospitais.

Ao lado de Trump, durante o discurso da vitória, estavam expressivas lideranças como o senador pelo estado de Alabama, Jeff Sessions, o ex-prefeito de Nova Iorque, Rudolph Giuliani, o ex-governador de Arkansas, Mike Huckabee, o governador de New Jersey, Chris Christie, além do neurocirurgião aposentado Ben Carson, que também havia disputado as primárias para escolha do candidato a presidente pelo Partido Republicano.

Ao se inspirar então na política americana, a nova gestão Acácio Secci em Assaí deve buscar os melhores quadros para sua administração, além de contar com a colaboração de gestores públicos que já tiveram semelhante experiência.

Outro ponto quase em comum se refere ao dinheiro empregado na campanha eleitoral. Enquanto nos Estados Unidos, o bilionário Donald Trump se movimentava pelo país a bordo de seu jato particular, um Boeing 757, na corrida pela Presidência, o carteiro Acácio Secci se elegeu prefeito de Assaí andando na sola de sapato, de porta em porta.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br