Assaí

Postado dia 29/04/2017 às 01:06:23

Exposição marca aniversário de Assaí na Escola Maria Mitiko

Prefeito Acácio Secci (PPS), vice-prefeita Inês Koguissi (PPS), vereador José Andrade dos Santos (PSB), Élcio Alves Piozo dos Santos (PPS) e Michelle Matie Morikawa (PPS), secretários municipais, pais e alunos participaram de solenidade realizada pelo projeto "Conhecendo a Nossa Cidade".

A exposição acontece na Escola Municipal Maria Mitiko Tsuboi, e celebra os 85 anos de emancipação política de Assaí, em 1º de maio.

Recepcionados pela diretora Doralice Ferreira de Souza, os visitantes acompanharam atividades como homenagem ao saudoso professor Walerian Wrosz, conheceram o Hino do Japão (considerado um dos mais curtos do mundo), além de apresentação de dança com o Grupo Keshin.

De acordo com a professora Viviane Rosin, "o presente projeto foi elaborado visando levar os alunos do 4º e 5º anos, na disciplinas de Geografia, História e Arte, a conhecer os pontos de referência da nossa cidade, o marco inicial e os símbolos da nossa cidade, símbolos descendentes da imigração japonesa. Também as festas tradicionais, os hábitos e costumes. Sistematizar o conhecimento dos alunos a respeito da história de Assaí, para que possam ser futuramente cidadãos conscientes, levando-os a conhecer os pontos turísticos da nossa cidade: templo budista, praça, castelo e portal, reconhecendo a arquitetura japonesa".

Coordenado pela senhora Geny Setsuko Gochi, o Grupo Keshin ("determinação") apresentou a dança Shimano Burusu, que significa "contemplar a beleza de uma ilha".

Na apresentação no evento na escola Maria Mitiko, o grupo contou com a presença das alunas Fabiane Kikuti (5º A) e Sarah Teixeira Kaminari (4º A).

Alunos da escola também levaram aos presentes ao evento um pouco do Matsuri dance, que se trata da preservação de passos tradicionais do Bon Odori, pelo menos um um dois passos, e a mistura de inúmeros estilos, japoneses ou não.

Destaque também para a presença dos secretários Conrado de Oliveira Neto (Educação), Roberto Rodrigues Lourenço (Assistência Social), Sérgio Munhoz (Trabalho), e Rafael Amaral (Cultura), soldado Izael Lourenço (Patrulha Escolar), orientadora pedagógica Cristina Teixeira, Márcia Forin, Adenilson Wagner Turkinho Felipe e Diego Marques.

   

Veja Fotos


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br