Assaí

Postado dia 13/03/2018 às 12:48:40

Nos 110 anos de imigração, Assaí espera por investimentos do governo japonês

Durante evento comemorativo aos 110 anos da imigração japonesa no Brasil, em evento no salão nobre do Palácio Iguaçu, o cônsul-geral do Japão em Curitiba, Hajime Kimura, fez a principal distinção ao prefeito de Assaí, Acácio Secci.

Em seu breve discurso, diante das mais importantes autoridades políticas do Estado, o cônsul Kimura destacou a recente viagem do prefeito Acácio ao Japão, retratando sua proximidade com o município de Assaí. Tal proximidade deve render investimentos do governo japonês, a exemplo do que aconteceu já no passado, com a implantação da Cozinha Central.

Na ocasião, houve o lançamento em parceria com os Correios de um selo comemorativo à data. Também foi criada a comissão estadual dos 110 anos de Imigração que organizará as festividades no Estado.

De acordo com o governador Beto Richa, os 110 anos da imigração japonesa estreitam ainda mais as relações do Paraná com o Japão. “O Paraná tem laços de irmandade com a província de Hyogo e quatro municípios paranaenses têm irmandade com cidades japonesas”. Curitiba é cidade-irmã de Himeji; Londrina de Nishinomiya; Maringá de Kakogawa; e Paranaguá de Awaji-shi. “Estreitamos as relações institucionais e intercâmbios com o Japão que é exemplo de cultura, tradição e disciplina”.

A solenidade na capital paranaense foi conduzida pelo governador Beto Richa, vice-governadora Cida Borghetti, ex-deputado estadual Teruo Kato, vice-prefeita de Paranavaí, Jeanne Kato. desembargadora Lídia Maejima, do Tribunal de Justiça, secretários estaduais Fernanda Richa (Família e Desenvolvimento Social) e João Luiz Fioani (Cultura), deputado federal Nelson Meures, deputado estadual Luiz Claudio Romanelli, presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Renato Braga Bettega, presidente do corpo consular, Thomas Amaral Neves, e diretora da Fomento Paraná, Emília Belinatti

Além do prefeito Acácio Secci, também estiveram em Curitiba a vice-prefeita Inês Koguissi, vereadores Elcio Alves Piozo dos Santos, Flávio José de Amorim, José Andrade dos Santos, Juliana da Silva, Minoru Paulo Takazaki e Michelle Matie Morikawa, além do ex-vereador Lauro Shoiti Tanno, a professora Leda Koguishi Utiamada, diretor de Gabinete do Executivo Municipal, José Carlos Mateus, ex-vereador e diretor da Câmara Municipal, Darlan Rodrigues de Araújo., professora Leda Koguishi Utiamada, presidente da Laca, Cairo Koguishi, diretor Mário Hirakuri, e presidente do Sindicato Patronal Rural, Mamoru Kogio.

O ex-prefeito de São Sebastião da Amoreira, Jorge Takassumi,, e presi também participou da solenidade em comemoração aos 110 anos de imigração japonesa no Brasil.

EVENTOS CULTURAIS

De acordo com o cônsul-geral Hajime Kimura, o Brasil abriga a maior comunidade japonesa fora do país de origem, com 1,9 milhão de pessoas. O Paraná é o segundo estado da América Latina com o maior número de nikkeis. São com 150 mil descendentes em solo paranaense. “O número de japoneses cresce a cada ano, porque cada vez mais empresas japonesas mostram interesse em se firmar no Paraná, que é um estado acolhedor e com economia forte”, afirmou o cônsul.

A comissão formada por representantes do Governo do Estado, consulado- geral e entidades nipônicas no Paraná será responsável por 180 eventos culturais, econômicos e tecnológicos para comemorar a chegada dos japoneses no Estado. A principal festividade será a Expo Imin 11, que acontece em Maringá entre os dias 19 e 22 de julho com a presença da princesa do Japão, Mako Deakishino, e do vice-primeiro ministro do Japão, Taro Aso. “O objetivo desta edição é repassar as tradições e culturas às próximas gerações”, explicou o presidente das comemorações, deputado federal Luiz NishImouri.

A imigração japonesa começou 1908, quando o navio Kasato-Maru atracou no porto de Santos, no Litoral de São Paulo quando 165 famílias desembarcaram no país para trabalhar nas fazendas de café. Da chegada para cá, Brasil e Japão criaram laços culturais e econômicos fortes.

Veja Fotos


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br