Assaí

Postado dia 29/03/2018 às 14:57:13

Secretário de Saúde afirma que foco é atendimento de qualidade

Atendendo à convocação da Câmara Municipal de Assaí, o secretário de Saúde, Venícius Djalma Rosa, apresentou prestação de contas sobre o que a administração Acácio Secci vem fazendo naquela área, assim como os resultados conquistados nos últimos meses.

No cargo desde novembro de 2017, Venícius Djalma Rosa é o terceiro secretário da atual gestão. Segundo ele, ao tomar posse, problemas pontuais que se apresentavam àquela época eram falta de medicamento e atendimento no hospital.

Segundo ele, principal ponto focado pela atual gestão se refere à qualidade do atendimento. “Hoje é muito difícil ser gestor, exige uma responsabilidade muito grande”, comentou o secretário, ao discorrer também sobre a parceria com a Câmara de Veredores e Conselho Municipal de Saúde na resolução dos vários problemas encontrados pela frente.

A convocação pela Câmara Municipal atendeu a pedido formulado pelo vereador Waldenei Cebolinha Simões, integrante da Comissão de Orçamento e Tomada de Contas, que queria saber sobre os gastos de Assaí com Saúde. A lei exige que o município inviste pelo menos 15% de seu orçamento em saúde, mas Assai vem gastando mais de 25%. Segundo Cebolinha, com tal percentual investido somente em Saúde, não sobra dinheiro para outras ações, projetos e programas a ser desenvolvidos pela gestão Acácio Secci.

Na ocasião, Cebolinha também frisou que secretários e diretores municipais, que ocupam cargos de confiança indicados pelo prefeito, deve publicamente defender a atual administração. De acordo com ele, uma das teses de defesa seria que, com aquele percentual de mais de 25%, a gestão Acácio Secci tem feito muito pela Saúde da população.

Daquele montante, o município investe mais de 80% em atenção básica, e o restante com o hospital municipal. Atualmente a população conta com atendimento em especialidades nas áreas de ginecologia, obstetricia, pediatria, psquiatria e ortopedia. Há previsão também de oferta de atendimento em dermatologia (com 40 consultas mensais), oftalmologia (80) e neurologia (120).

Quanto à falta de pessoal também na área de saúde, Venícius afirmou que espera a solução de tal problema a partir da realização de concurso público, previsto para os próximos meses.

Indagado pelo vereador Cebolinha sobre o impacto financeiro do ínicio de funcionamento do posto de saúde da Vila Nova Esperança, o secretário Venícius respondeu que o município de Assaí pretende conseguir mais uma equipe de Saúde da Família para aquela unidade. Dessa forma, repasses financeiros do governo federal ajudariam no custeio daquela nova estrutura.

Durante discurso do secretário, o presidente da Câmara, Amarildo Aparecido Corrêa (PSB), apresentou proposta de encaminhamento de pedido de informações para a administração municipal, indagando relação de pacientes e respectiva classe social daqueles que tem sido beneficiados com medicamentos de alto custo. O vereador quer também ter acesso a contratos com empresas credenciadas para prestação de serviços na área de Saúde, assim como número de consultas e preços pagos pela municipalidade.

 


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br