Veja Também -
Norte do Paraná ganhará resort da Wyndham Hotels & Resorts
Caso das ações de juízes contra jornalistas do PR entra na pauta do STF
Motoristas protestam em praça de pedágio desativada em Cambará
Prefeitura de Mangueirinha realiza 1ª Feira do Micro Empreendedor
Gleisi cai nas mãos de Cármen Lúcia
- Veja + Notícias
Notícias
Postado dia 08/08/2018 às 17:19:12
Tudo que os pais precisam saber sobre o desafio Momo do Whatsapp

A aparência do Momo é aterrorizante: olhos esbugalhados, pele pálida e um sorriso sinistro. A imagem ficou famosa pelo WhatsApp, em um espécie de desafio que tem como alvos justamente os adolescentes e as crianças. Num primeiro momento, pode parecer apenas uma brincadeira, mas não é. Especialistas garantem que os pais precisam redobrar a atenção, embora nenhum caso de violência relacionado ao Momo tenha virado caso de polícia em Curitiba, Paraná ou Brasil.
Tudo começou em um grupo de Facebook onde os participantes eram desafiados a começar a se comunicar com um número desconhecido; Vários usuários disseram que, se enviassem uma mensagem à Momo do seu celular, a resposta vinha com imagens violentas e agressivas. Aliás, há quem afirme que teve mensagens respondidas com ameaças. Tudo teria começado no México e espalhado rapidamente pelo mundo, inclusive para o Brasil.
A Unidade de Investigação em Crimes Informáticos do estado de Tabasco, no México, lançou um alerta sobre o desafio viral, informando que os participantes do desafio podem ser incitados ao suicídio, violência, sofrer assédio e se tornarem vítimas de roubo de informações pessoais.
“Os pais dever estar sempre atentos e fiscalizar o que os filhos acessam no celular ou no computador. Normalmente as crianças apresentam uma mudança no comportamento, ficando mais retraídos e distantes da realidade”, orienta a psicopedagoga e diretora da Escola Atuação, Esther Cristina Pereira.
De onde vem a cara do Momo?
A origem da imagem é japonesa. Pertence a uma escultura de uma mulher-pássaro que foi exposta em 2016 numa galeria de arte em Ginza, um luxuoso distrito de Tóquio, e que fez parte de uma exposição sobre fantasmas e espectros.As fotos foram tiradas de uma conta do Instagram, explicam as autoridades mexicanas.
Quais os riscos do Momo?
Os especialistas em crimes cibernéticos aconselham a não fomentar a cadeia de mensagens e não contactar números desconhecidos para evitar cair em fraude, extorsão ou outro tipo de ameaça. Além disso, dar sseu número a um estranho pela internet é altamente perigoso, aliás, sempre foi.
O que os pais devem fazer?
A orientação é a palavra-chave para os pais. Eles devem orientar sobre que é mais um golpe e reforçar que falar com estranhos na internet, seja em qualquer rede social não é seguro.
E se o Momo entrar em contato?
As autoridades recomendam que a conversa no whatsapp seja salva para que possam ser tomadas as medidas necessárias, seja na polícia ou através de ONGs.
do Blog Mães do Bem