Veja Também -
Norte do Paraná ganhará resort da Wyndham Hotels & Resorts
Caso das ações de juízes contra jornalistas do PR entra na pauta do STF
Motoristas protestam em praça de pedágio desativada em Cambará
Prefeitura de Mangueirinha realiza 1ª Feira do Micro Empreendedor
Gleisi cai nas mãos de Cármen Lúcia
- Veja + Notícias
Notícias
Postado dia 14/01/2012
Corinthians e Palmeiras têm as maiores torcidas na cidade de Londrina
Detalhamento da pesquisa:
Localidade: Londrina, Paraná.
Instituto: Paraná Pesquisas
Amostra: 1.315 entrevistados entre novembro de dezembro de 2011
Margem de erro: 3 p.p
A temporada 2012 do futebol brasileiro tem início amanhã, com o amistoso entre Flamengo e Corinthians em Londrina, televisionado pela Rede Globo para todo o Brasil. Por ser jogado em campo neutro, o duelo das duas maiores torcidas do Brasil gera uma curiosidade: como estarão as arquibancadas do Estádio do Café?
Este espaço já havia divulgado a configuração de torcidas na Pequena Londres, dentro de uma pesquisa mais ampla, referente a todo o estado do Paraná. Visando um maior aprofundamento no perfil da cidade, o Blog Teoria dos Jogos estabeleceu parceria com o instituto Paraná Pesquisas que, com exclusividade, nos brinda com o mapeamento ainda mais completo das torcidas na capital do café:
Em primeiro lugar, vemos que as duas pesquisas – a atual (de 2011) e a anterior (de 2009) – estão absolutamente em linha com relação à ordem de grandeza das torcidas na cidade. E no que dependesse apenas dos londrinenses, a Fiel compareceria em número cinco vezes superior à Nação Rubro Negra. Isto porque o Corinthians – maior torcida do Paraná – detém 24,56% das preferências na cidade, contra 4,49% de flamenguistas. Abaixo dos alvinegros viriam seus três rivais paulistas, num equilibradíssimo empate técnico: Palmeiras (11,18%), São Paulo (11,03%) e Santos (10,11%). E no mesmo patamar do Flamengo estaria o Londrina, clube local que detem 4,11% dos adeptos.
Por sexo e faixas etárias, a distribuição vem a seguir:
O Corinthians seria o único clube com equilíbrio entre as preferências de homens e mulheres. Todos os demais se veriam concentrados entre torcedores do gênero masculino. Já a análise etária aponta um fortíssimo crescimento do clube do Parque São Jorge. De 17,54% entre os mais velhos, o Corinthians salta para impressionantes 38,62% da população mais jovem (16 a 24 anos). Apesar de certa estabilidade, o Palmeiras também se vê maior entre os jovens, quando atinge 14,81%. São Paulo e Flamengo até crescem, mas tem a maioria de seus torcedores nas faixas intermediárias. Santos e Londrina apresentam mais seguidores entre os idosos.
Por fim, as análises por escolaridade dão conta que, proporcionalmente, os mais estudados seriam palmeirenses e são paulinos. Haveria mais corintianos em meio àqueles com ensino médio, enquanto o Santos seria a segunda maior torcida na parcela menos instruída de Londrina.
Voltando ao questionamento do primeiro parágrafo: é bem provável que o Corinthians jogue em casa no amistoso de amanhã. A não ser que grandes contingentes de outras cidades do Paraná e de Santa Catarina ajudem o Flamengo e equilibrar o duelos das arquibancadas.
do Globo Esporte