Notícias

Postado dia 14/01/2012

Corinthians e Palmeiras têm as maiores torcidas na cidade de Londrina

Detalhamento da pesquisa:

Localidade: Londrina, Paraná.
Instituto: Paraná Pesquisas
Amostra: 1.315 entrevistados entre novembro de dezembro de 2011
Margem de erro: 3 p.p

A temporada 2012 do futebol brasileiro tem início amanhã, com o amistoso entre Flamengo e Corinthians em Londrina, televisionado pela Rede Globo para todo o Brasil. Por ser jogado em campo neutro, o duelo das duas maiores torcidas do Brasil gera uma curiosidade: como estarão as arquibancadas do Estádio do Café?

Este espaço já havia divulgado a configuração de torcidas na Pequena Londres, dentro de uma pesquisa mais ampla, referente a todo o estado do Paraná. Visando um maior aprofundamento no perfil da cidade, o Blog Teoria dos Jogos estabeleceu parceria com o instituto Paraná Pesquisas que, com exclusividade, nos brinda com o mapeamento ainda mais completo das torcidas na capital do café:

Em primeiro lugar, vemos que as duas pesquisas – a atual (de 2011) e a anterior (de 2009) – estão absolutamente em linha com relação à ordem de grandeza das torcidas na cidade. E no que dependesse apenas dos londrinenses, a Fiel compareceria em número cinco vezes superior à Nação Rubro Negra. Isto porque o Corinthians – maior torcida do Paraná – detém 24,56% das preferências na cidade, contra 4,49% de flamenguistas. Abaixo dos alvinegros viriam seus três rivais paulistas, num equilibradíssimo empate técnico: Palmeiras (11,18%), São Paulo (11,03%) e Santos (10,11%). E no mesmo patamar do Flamengo estaria o Londrina, clube local que detem 4,11% dos adeptos.

 

 

Por sexo e faixas etárias, a distribuição vem a seguir:

O Corinthians seria o único clube com equilíbrio entre as preferências de homens e mulheres. Todos os demais se veriam concentrados entre torcedores do gênero masculino. Já a análise etária aponta um fortíssimo crescimento do clube do Parque São Jorge. De 17,54% entre os mais velhos, o Corinthians salta para impressionantes 38,62% da população mais jovem (16 a 24 anos). Apesar de certa estabilidade, o Palmeiras também se vê maior entre os jovens, quando atinge 14,81%. São Paulo e Flamengo até crescem, mas tem a maioria de seus torcedores nas faixas intermediárias. Santos e Londrina apresentam mais seguidores entre os idosos.

 

Por fim, as análises por escolaridade dão conta que, proporcionalmente, os mais estudados seriam palmeirenses e são paulinos. Haveria mais corintianos em meio àqueles com ensino médio, enquanto o Santos seria a segunda maior torcida na parcela menos instruída de Londrina.

Voltando ao questionamento do primeiro parágrafo: é bem provável que o Corinthians jogue em casa no amistoso de amanhã. A não ser que grandes contingentes de outras cidades do Paraná e de Santa Catarina ajudem o Flamengo e equilibrar o duelos das arquibancadas.

do Globo Esporte


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2025 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br