Política

Postado dia 25/01/2012

Paulo Bernardo pode trocar Ministério por Itaipu

do Correio Braziliense

 

Em um passo considerado estratégico por alguns integrantes da cúpula do PT, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, avalia deixar a pasta para organizar o partido na disputa pelo governo do Paraná em 2014. A saída dele ocorreria em meio à reforma ministerial iniciada pela presidente da República, Dilma Rousseff, com a troca dos ministros da Ciência e Tecnologia e da Educação. Pelo planejamento traçado, Bernardo deixaria a Esplanada para assumir um posto no próprio estado, provavelmente em Itaipu Binacional.

O diretor-geral brasileiro da estatal, Jorge Samek, abandonará o cargo para concorrer à prefeitura de Foz do Iguaçu. A hidrelétrica está localizada no Rio Paraná, entre Ciudad del Este, no Paraguai, e Foz do Iguaçu, no Brasil. A avaliação de alguns petistas é de que, ao atuar diretamente no Paraná, Paulo Bernardo poderá organizar melhor o partido para a disputa. A motivação de Bernardo seria ainda maior porque os dois mais cotados ao posto são a mulher, Gleisi Hoffmann - atual ministra da Casa Civil - , e o próprio Bernardo.

A campanha paranaense em 2014 promete ser acirrada. O governador Beto Richa (PSDB) é candidato natural à reeleição e conta com aprovação de 74% da população, o segundo maior índice do país entre governadores. Embora Gleisi seja a favorita para disputar a cadeira ocupada pelo tucano, a candidatura de Bernardo não é descartada, uma vez que, ao contrário de Gleisi, ele não tem mandato eletivo - ela pode voltar ao Senado, onde seu mandato vai até 2018.

Há três nomes cotados para substituir Paulo Bernardo, caso ele confirme a saída das Comunicações: o senador Walter Pinheiro (PT-BA), e os deputados federais Paulo Teixeira (SP) e André Vargas (PR).


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br