Política

Postado dia 04/08/2023 às 21:07:46

Caravana Lidera+ chegará a Curitiba com qualificação política para mulheres

Com início em agosto, programa é focado no público feminino que participou das últimas eleições.

Depois do sucesso Lidera+, programa de formação político-partidária para mulheres, a Fundação 1° de Maio lança o Caravana Lidera+, com foco também no público feminino, engajado na política, inclusive mulheres que já tiveram a oportunidade de disputar cargos eletivos.

O objetivo é incentivar e capacitar essas mulheres para que tenham mais representatividade e ganhem espaço no ambiente político.

A primeira parada da Caravana Lidera+ será no dia 5 de agosto, das 8h às 12h, em Curitiba, onde as mulheres poderão participar de palestras sobre Liderança, com a Dra. Cristina Lopes, secretária de projetos especiais na Assembleia Legislativa (GO). Além disso, elas poderão se aprofundar no tema "A importância da participação feminina na política e nas instituições partidárias", que será apresentado por Loreny Caetano, gestora de políticas públicas.

Na ocasião, Guilherme Menezes Martinelli, diretor executivo da Fundação 1°de Maio, também estará presente e falará um pouco sobre como a Fundação capacita e forma atores e militantes políticos. "As mulheres brasileiras têm enfrentado diversas dificuldades para ingressar e se estabelecer na política ao longo dos anos.

Apesar de alguns avanços, a representação feminina no cenário político do Brasil ainda é baixa em comparação com a população geral e elas precisam de assistência para que não desistam, mesmo quando são confrontadas pela violência de gênero", comenta Maria Aparecida dos Santos, secretária nacional da Mulher do Solidariedade.

Entre agosto e setembro, o programa deve chegar a seis cidades (Curitiba, Goiânia, Duque de Caxias, Recife, São Paulo e Teresina) e alcançar 600 mulheres brasileiras que desejam superar desafios e garantir uma maior representatividade na esfera política do país. Neste evento, as participantes serão selecionadas pela Fundação 1° de Maio.

Cenário atual

Nas eleições de 2022, somente 91 mulheres foram eleitas deputadas federais, o que corresponde a 17,7% das 513 cadeiras disponíveis. O número representa um avanço irrisório se comparado ao resultado das eleições de 2018, quando 77 mulheres foram eleitas deputadas federais e ocuparam 15% das vagas. Não foi muito diferente nas Assembleias Legislativas dos estados.

Na somatória de deputadas estaduais e distritais, chega-se ao total de 190 mulheres eleitas (18%). Especificamente em Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás, a representatividade feminina ficou abaixo de 10%.

No Senado, o resultado das eleições trouxe apenas 10 mulheres para ocupar as 81 cadeiras disponíveis. Das 27 unidades federativas do país, apenas dois estados são governados por mulheres atualmente e somente 12% dos municípios brasileiros elegeram prefeitas.

"Sabemos da importância da mulher na política, por conta de nosso olhar diferenciado sobre as políticas públicas e sobre as reais necessidades da nossa população. Políticas públicas para mulheres, devem ser pensadas e discutidas preferencialmente por mulheres. Nunca foi fácil, pois as barreiras são tangíveis e reais. Mas nós sabemos que este é precisamente o nosso lugar e se queremos mudar a sociedade e transformar o mundo, precisamos seguir batalhando por esses espaços que são nossos por direito. A Caravana Lidera + será mais um grande evento para demarcar o protagonismo das mulheres paranaenses", finaliza Dani Blanc, secretária estadual do Solidariedade Mulher (PR).


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br