Política

Postado dia 07/03/2024 às 12:10:40

Senadores paranaenses vão votar pelo fim da reeleição para presidente, governadores e prefeitos

Os três senadores paranaenses confirmaram que vão votar pelo fim da reeleição para presidente, governadores e prefeitos que deve começar a ser discutida no Congresso Nacional em breve.

Para Oriovisto Guimarães  (Podemos), a medida assegura que nenhum chefe do executivo gaste mais do que pode apenas para se reeleger. 

O senador Flavio Arns (PSB) também defendeu o fim da reeleição porque acredita que o gestor tem que se concentrar em trabalhar pelo mandato ao qual foi eleito e não pensando em apenas se manter no cargo por outros quatro anos.

Já o senador Sergio Moro (União Brasil) afirmou, em nota, que é a favor do fim da reeleição, com mandatos para o executivo de 5 anos e regras de transição.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), defendeu que as mudanças precisam ser analisadas ainda neste semestre, mas valerão apenas para a eleição de 2030.

O próprio presidente Lula (PT), em reunião com lideranças do senado na última terça-feira (05), cobrou que os parlamentares não votem o tema porque considera que quatro anos é pouco para fazer uma gestão eficiente e com mudanças estruturantes.

Mas Rodrigo Pacheco afirmou que como a regra só valerá a partir de 2030, Lula poderá concorrer a reeleição normalmente em 2026, ou seja, não será atingido por eventuais mudanças.

PARA SABER MAIS:

Neusa Bomtempo ajudou a alavancar presença feminina na política em Assaí


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br