Veja Também -
Julgada improcedente ação de vereadores contra radialista de Assaí
Acidente com três veículos deixa um morto na BR-369, em Jataizinho
APAAS reforça conscientização sobre autismo com eventos e parcerias em Assaí e região
Prefeito Cláudio Covre repassa veículo à APAE de Santa Cecília do Pavão
Família cobram terapeuta ocupacional na APAE e na saúde pública de Assaí
- Veja + Norte do Paraná
Norte do Paraná
Postado dia 06/04/2025 às 15:12:14
Operação Rondon Paraná beneficia 22 municípios da Amunop e Amunorpi

A Operação Rondon Paraná será de 10 a 21 de julho com a participação de estudantes e professores das sete universidades estaduais, envolvendo 22 municípios das regiões da Amunop (Norte) e Amunorpi (Norte Pioneiro).
Em 2025, os municípios pré-selecionados são: Abatiá, Barra do Jacaré, Conselheiro Mairinck, Guapirama, Joaquim Távora, Jundiaí do Sul, Quatiguá, Ribeirão Claro, Ribeirão do Pinhal e Santo Antônio da Platina, no Norte Pioneiro; e Congonhinhas, Cornélio Procópio, Itambaracá, Leópolis, Nova América da Colina, Nova Fátima, Nova Santa Barbara, Rancho Alegre, Santa Amélia, Santa Mariana, Santo Antônio do Paraíso e São Sebastião da Amoreira, na região Norte do Paraná.
Na sexta-feira (04), o Governo do Estado reuniu prefeitos e gestores públicos de 13 municípios das regiões Norte e Norte Pioneiro para apresentar a Operação Rondon Paraná. O encontro foi coordenado pelo secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, e aconteceu em Jacarezinho, na sede da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), que vai liderar as ações de extensão universitária do programa na edição deste ano.
A Operação Rondon Paraná é uma iniciativa da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), que promove, a cada ano, uma série de atividades extensionistas em um conjunto de municípios de determinada região do Estado. O objetivo é levar para as comunidades ações de saúde, educação, tecnologia e desenvolvimento social, articulando o conhecimento acadêmico com as necessidades locais, por meio de projetos participativos que combinem formação profissional e impactos sociais positivos.
Entre 2023 e 2024, a Seti realizou a Operação Rondon em 18 cidades do Litoral do Paraná e da região Centro-Sul, com 1.244 ações que beneficiaram mais de 55 mil cidadãos. Essa parceria possibilita aos municípios o acesso a serviços especializados e conhecimentos técnicos, enquanto os estudantes vivenciam na prática os desafios e realidades das diferentes comunidades paranaenses.