Assaí

Postado dia 21/01/2011

Professor japonês pretende ajudar pessoas com ensino do idioma

Sérgio, Fukuda Takeshi, Alexandre Takayama e Júlio Adati

Depois de ter lecionado em Atibaia (SP) e em Assunção (Paraguai), o professor Fukuda Takeshi, 54, chega ao Paraná, onde pretende lecionar japonês em alguma escola de Assaí.

Em função de não falar português, a proposta do senhor Takeshi é ensinar o idioma para estudantes com conhecimentos avançados, que desejam melhorar sua fluência em japonês.

A permanência dele no país decorre de uma paixão nutrida há 38 anos quando, ainda no Japão, teve contato com o compositor brasileiro Antônio Carlos Jobim, o Tom Jobim.

O projeto Brasil/Japão começou a se tornar também realidade assim que Fukuda Takeshi conheceu o atual missionário da Igreja Batista, o assaiense Alexandre Takao Takayama. O contato se deu na empresa em que ambos trabalhavam, dando início a uma amizade de trinta anos.

Em entrevista nesta sexta-feira, 20, Takeshi disse que, ao ouvir a musica de Tom Jobim, “sentiu na mesma hora o desejo, o espírito, a vontade de conhecer o Brasil”.

Daí ele procurou uma agência em São Paulo, que intermediou sua vinda inicialmente a Atibaia, em São Paulo, onde começou a ensinar o idioma japonês.  A experiência havia durado seis meses, pois devido a problemas de saúde de sua mãe, ele teve que retornar à terra natal, Tochige-ken.

De volta ao Japão, Takeshi se especializou no magistério de japonês, ocasião na qual também ensinou jovens japoneses que queriam melhorar o conhecimento do idioma visando à entrada na universidade, assim como para estrangeiros.

Quanto à permanência em Assaí, onde se encontra há aproximadamente um mês, Takeshi revela que “há um plano de Deus em tudo isso, de vir ao Brasil e poder ensinar, poder ajudar as pessoas”.



comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br